dc.creator.ID |
SILVA, S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8770909642184087 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Henaldo Moraes. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo de carater bibliografico tern como foco "O cinema como recurso didatico
e pedagogico no ensino de Geografia", tendo como proposito de buscar subsidios teoricos
sobre a problematica em estudo. Assim busca seguir seu objetivo, no qua! centra em analisar
a conlribuicao que o cinema oferece no ensino de Geografia, bem como verificar a relacao
que o cinema tern em motivar os alunos ir a busca de novos conhecimentos da realidade
social e educacionais no ensino de Geografia. Para tanto, o estudo focaliza o eixo tematico
direcionado para os topicos: o ensino da Geografia na atualidade, tendo como parametro a
crise do estudo em sala de aula, observando as possibilidades de trabalhar a Geografia com a
adesao dos sujeitos da aprendizagem; o cinema num enfoque historico, resgatando-o como a
setima arte e sua atuacao no Brasil, com destaque a filmes que representam o movimento do
cinema novo no Brasil e sua caracterizacao e o cinema no ensino de Geografia no espaco
escolar, com os recursos que ajudam; as contribuicoes das novas tecnologias na insercao do
cinema em sala de aula e as sugestoes e procedimentos ao utilizar o cinema em sala de aula
no ensino de geografia, tendo como foco central o filme de longa-metragem Rio, 40 graus do
diretor Nelson Pereira dos Santos no ano de 1955. Diante disso,buscou-se uma literatura em
autores que enfocam a tematica do cinema trabalhado em sala de aula, assim como, sua
importancia na aprendizagem de geografia. Tendo como destaque, Vesentini (2004), Lacoste
(1988), Castrogiovanni (2007), Boechat (1998), Campos (2006), Libaneo (2002), Louro
(2003), Geise (2004), Bernardet (1980), Napolitano (2008), Mascarello, (2012 - Historia do
Cinema Mundial), Neves (2010), GKosmao e Sampaio (2005), Parametros Curriculares
Nacionais (1998) e Salem (1987), entre outros, que abordam a tematica em estudo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O cinema como recurso didático e pedagógico no ensino de geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-03-12 |
|
dc.description.abstract |
This bibliographical study focuses on "Film as a teaching resource in the teaching and
learning of Geography", with the purpose of seeking theoretical support on the issue
under study Just follow your quest objective, winch focuses on analyzing the
contribution that cinema offers in teaching Geography and verify the relationship that
cinema has on motivating students to go to the search for new knowledge of social and
educational in teaching Geography . Therefore, the study focuses on the thematic axis
directed to the topics: the teaching of Geography in the news, having as parameter the
crisis of study in the classroom observing the possibilities of working with the
accession of Geography subject learning; cinema a historical approach, rescuing him as
the seventh art and its operations in Brazil, highlighting the films that represent the
motion of the new cinema in Brazil and its characterization and film in teaching
Geography at school, with features that help, the contributions of new technologies in
cinema inclusion in the classroom and the suggestions and procedures to use film in the
classroom teaching of geography, with the central focus of the film feature film Rio, 40
degrees director Nelson Pereira dos Santos in 1955. Therefore, we sought a literature in
which authors focus on the theme of the film worked in the classroom as well as its
importance in learning geography. Having highlighted how, Vesentini (2004), Lacoste
(1988), Castrogiovanni (2007), Boechat (1998), Fields (2006), Libaneo (2002), Blonde
(2003), Geise (2004), Bernardet (1980), Napolitano (2008), Mascarello, (2012 - History
of World Cinema), Neves (2010), Gusmao and Sampaio (2005), National Curriculum
(1998) and Salem (1987), among others, to address the topic under study |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12833 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-15T08:57:14Z |
|
dc.date.available |
2020-05-15 |
|
dc.date.available |
2020-05-15T08:57:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema-didática- ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema no ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema-didactic- teaching of geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema in geography teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Sandilma Serafim da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cinema as a didactic and pedagogical resource in the teaching of geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Sandilma Serafim da. O cinema como recurso didático e pedagógico no ensino de geografia. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |