DSpace/Manakin Repository

O cinema como recurso didático e pedagógico no ensino de geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8770909642184087 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Henaldo Moraes.
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo O presente estudo de carater bibliografico tern como foco "O cinema como recurso didatico e pedagogico no ensino de Geografia", tendo como proposito de buscar subsidios teoricos sobre a problematica em estudo. Assim busca seguir seu objetivo, no qua! centra em analisar a conlribuicao que o cinema oferece no ensino de Geografia, bem como verificar a relacao que o cinema tern em motivar os alunos ir a busca de novos conhecimentos da realidade social e educacionais no ensino de Geografia. Para tanto, o estudo focaliza o eixo tematico direcionado para os topicos: o ensino da Geografia na atualidade, tendo como parametro a crise do estudo em sala de aula, observando as possibilidades de trabalhar a Geografia com a adesao dos sujeitos da aprendizagem; o cinema num enfoque historico, resgatando-o como a setima arte e sua atuacao no Brasil, com destaque a filmes que representam o movimento do cinema novo no Brasil e sua caracterizacao e o cinema no ensino de Geografia no espaco escolar, com os recursos que ajudam; as contribuicoes das novas tecnologias na insercao do cinema em sala de aula e as sugestoes e procedimentos ao utilizar o cinema em sala de aula no ensino de geografia, tendo como foco central o filme de longa-metragem Rio, 40 graus do diretor Nelson Pereira dos Santos no ano de 1955. Diante disso,buscou-se uma literatura em autores que enfocam a tematica do cinema trabalhado em sala de aula, assim como, sua importancia na aprendizagem de geografia. Tendo como destaque, Vesentini (2004), Lacoste (1988), Castrogiovanni (2007), Boechat (1998), Campos (2006), Libaneo (2002), Louro (2003), Geise (2004), Bernardet (1980), Napolitano (2008), Mascarello, (2012 - Historia do Cinema Mundial), Neves (2010), GKosmao e Sampaio (2005), Parametros Curriculares Nacionais (1998) e Salem (1987), entre outros, que abordam a tematica em estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title O cinema como recurso didático e pedagógico no ensino de geografia. pt_BR
dc.date.issued 2013-03-12
dc.description.abstract This bibliographical study focuses on "Film as a teaching resource in the teaching and learning of Geography", with the purpose of seeking theoretical support on the issue under study Just follow your quest objective, winch focuses on analyzing the contribution that cinema offers in teaching Geography and verify the relationship that cinema has on motivating students to go to the search for new knowledge of social and educational in teaching Geography . Therefore, the study focuses on the thematic axis directed to the topics: the teaching of Geography in the news, having as parameter the crisis of study in the classroom observing the possibilities of working with the accession of Geography subject learning; cinema a historical approach, rescuing him as the seventh art and its operations in Brazil, highlighting the films that represent the motion of the new cinema in Brazil and its characterization and film in teaching Geography at school, with features that help, the contributions of new technologies in cinema inclusion in the classroom and the suggestions and procedures to use film in the classroom teaching of geography, with the central focus of the film feature film Rio, 40 degrees director Nelson Pereira dos Santos in 1955. Therefore, we sought a literature in which authors focus on the theme of the film worked in the classroom as well as its importance in learning geography. Having highlighted how, Vesentini (2004), Lacoste (1988), Castrogiovanni (2007), Boechat (1998), Fields (2006), Libaneo (2002), Blonde (2003), Geise (2004), Bernardet (1980), Napolitano (2008), Mascarello, (2012 - History of World Cinema), Neves (2010), Gusmao and Sampaio (2005), National Curriculum (1998) and Salem (1987), among others, to address the topic under study pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12833
dc.date.accessioned 2020-05-15T08:57:14Z
dc.date.available 2020-05-15
dc.date.available 2020-05-15T08:57:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cinema-didática- ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geografia- estudo e ensino pt_BR
dc.subject Cinema no ensino de geografia pt_BR
dc.subject Cinema-didactic- teaching of geography pt_BR
dc.subject Geography - study and teaching pt_BR
dc.subject Cinema in geography teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Sandilma Serafim da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cinema as a didactic and pedagogical resource in the teaching of geography. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Sandilma Serafim da. O cinema como recurso didático e pedagógico no ensino de geografia. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta