dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho analisa a leitura iiuma perspeetiva discursiva. Reflete sobre a construcao de
sentidos a partir da adocao do genero narrativa, sob a forma de memorias transcriadas por
alunos do Ensino Fundamental II da Escola Maria Marques de Sousa, da cidade de Sao Jose
da Lagoa Tapada - PB. Diversas possibilidades de leitura de mundo afloram da analise dos
textos produzidos pelos alunos e seus interlocutores, visto o que possibilita desvelar as
estrategias textuais que delimitam o transito do mundo ficcional ao mundo real num texto de
memorias. Pelos olhos da Analise do Discurso e possivel efetivar-se a construcao de sentidos
dos textos, num jogo interlocutivo em que se presentificam autor - leitor - autor - processo de
producao, para provar que a leitura, enquanto produto(ra) de sentidos efetiva-se no espaco da
interdiscursividade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura, interlocução e produção de sentidos: o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.description.abstract |
This work analyzes reading from a discursive perspective. Reflects on the construction of
senses from the adoption of the narrative genre, in the form of memories transcribed by
Elementary School II students at Maria Marques de Sousa School, in the city of Sao Jose
da Lagoa Tapada - PB. Several possibilities for reading the world arise from the analysis of
texts produced by students and their interlocutors, given that it makes it possible to unveil the
textual strategies that delimit the transit from the fictional world to the real world in a text of
memoirs. Through the eyes of Discourse Analysis it is possible to carry out the construction of meanings
of texts, in an interlocutive game in which the author - reader - author -
production, to prove that reading, as a product (ra) of meanings, is effective in the space of
interdiscursivity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12836 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-15T16:23:20Z |
|
dc.date.available |
2020-05-15 |
|
dc.date.available |
2020-05-15T16:23:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Interlocução |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Textos narrativos |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Interlocution |
pt_BR |
dc.subject |
Memoirs |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Narrative texts |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Rosimere Martins de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading, interlocution and production of meanings: what reveals the narrative texts of elementary school students II. |
|
dc.identifier.citation |
SOUSA,Rosimere Martins de. Leitura,interlocução e produção de sentidos:o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II. 2008. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Língua Portuguesa)-Centro de Formação de Professores.Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras,Paraíba,Brasil,2008. |
pt_BR |