DSpace/Manakin Repository

Leitura, interlocução e produção de sentidos: o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.description.resumo Este trabalho analisa a leitura iiuma perspeetiva discursiva. Reflete sobre a construcao de sentidos a partir da adocao do genero narrativa, sob a forma de memorias transcriadas por alunos do Ensino Fundamental II da Escola Maria Marques de Sousa, da cidade de Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. Diversas possibilidades de leitura de mundo afloram da analise dos textos produzidos pelos alunos e seus interlocutores, visto o que possibilita desvelar as estrategias textuais que delimitam o transito do mundo ficcional ao mundo real num texto de memorias. Pelos olhos da Analise do Discurso e possivel efetivar-se a construcao de sentidos dos textos, num jogo interlocutivo em que se presentificam autor - leitor - autor - processo de producao, para provar que a leitura, enquanto produto(ra) de sentidos efetiva-se no espaco da interdiscursividade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Leitura, interlocução e produção de sentidos: o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract This work analyzes reading from a discursive perspective. Reflects on the construction of senses from the adoption of the narrative genre, in the form of memories transcribed by Elementary School II students at Maria Marques de Sousa School, in the city of Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. Several possibilities for reading the world arise from the analysis of texts produced by students and their interlocutors, given that it makes it possible to unveil the textual strategies that delimit the transit from the fictional world to the real world in a text of memoirs. Through the eyes of Discourse Analysis it is possible to carry out the construction of meanings of texts, in an interlocutive game in which the author - reader - author - production, to prove that reading, as a product (ra) of meanings, is effective in the space of interdiscursivity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12836
dc.date.accessioned 2020-05-15T16:23:20Z
dc.date.available 2020-05-15
dc.date.available 2020-05-15T16:23:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Interlocução pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Textos narrativos pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Interlocution pt_BR
dc.subject Memoirs pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Narrative texts pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Rosimere Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading, interlocution and production of meanings: what reveals the narrative texts of elementary school students II.
dc.identifier.citation SOUSA,Rosimere Martins de. Leitura,interlocução e produção de sentidos:o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II. 2008. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Língua Portuguesa)-Centro de Formação de Professores.Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras,Paraíba,Brasil,2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta