dc.contributor.advisor1 |
SCHWARZ, Maria Luiza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Schwarz, M.L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9366110552581745 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo de carater bibliografico trata da tematica sobre o ensino de geografia, tendo
como parametros as concepcoes teoricas e praticas no ensino medio. O proposito do estudo
centra em buscar subsidios teoricos sobre a problematica em pauta. Assim, tern como
objetivo, analisar a contribuicao da rela9ao teorico-pratica no que se refere ao ensino de
geografia na escola basica, bem como, verificar ate que ponto essa rela9ao influencia na
aprendizagem do aluno em nivel medio. A partir dai, buscar novas estrategias voltadas para a
realidade socio educacional no ensino da geografia. Para tanto, o estudo focaliza o eixo
tematico direcionado para os topicos: o ensino da geografia e os aspectos historicos, com os
enfoques no Brasil e as posturas praticas voltadas para as no96es de aprendizagem no
ambiente escolar, inserindo algumas propostas vivenciadas no ensino de geografia; bem
como, a crise atual nessa area de ensino na escola basica e as no96es basicas e legais com
evidencia as normas das diretrizes encaminhadas pelo Conselho Nacional de Educa9ao e os
caminhos para o ensino da geografia atual. Para tanto, buscou-se uma literatura em autores
que enfocam a tematica do ensino de geografia no ensino medio. Tendo como destaque:
Cassab (2006) IBGE (2001), Cavalcanti (2002 e 2003), Visentini (1987 e 2004), Moraes
(1989), Oliveira (2003), Libaneo, (1992 e 2002), Brasil (2001), Castrogiovanni (2007),
Lacoste (1988), entre outros, que abordam a tematica em estudo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Geografia: concepções teóricas e práticas no ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This character study of literature deals with the themes of geography teaching, having as
parameters the theoretical conceptions and practices in high school. The purpose of the study
focuses on seeking theoretical support on the issue at hand. Thus aims to analyze the
contribution of the relationship between theory and practice in relation to teaching geography
in elementary school, as well as to check how this relationship influences on student learning
in high school. From there, look for new strategies aimed at the social education in the
teaching of geography. Therefore, the study focuses on the thematic axis directed to the
topics: the teaching of geography and historical aspects, with the approaches in Brazil and
postures practices for the notions of learning in the school environment, inserting some
proposals experienced in teaching geography , as well as the current crisis in the area of
school education and basic basics with evidence and legal standards of the guidelines
forwarded by the National Council of Education and the paths to the teaching of geography
today. Therefore, we sought a literature authors that focus on the theme of teaching geography
in high school. Having highlighted as: Cassab (2006) IBGE (2001), Cavalcanti (2002 and
2003), Visentini (1987 and 2004), Moraes (1989), Oliveira (2003), Libaneo, (1992 and 2002),
Brazil (2001), Castrogiovanni (2007), Lacoste (1988), Brazil (1998), among others, to the
thematic study. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12840 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-15T17:29:07Z |
|
dc.date.available |
2020-05-15 |
|
dc.date.available |
2020-05-15T17:29:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia-estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography-study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Marta Emília Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography teaching: theoretical and practical concepts in high school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Marta Emília Duarte. O ensino de geografia: concepções teóricas e práticas no ensino médio. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |