DSpace/Manakin Repository

O ensino de Geografia: concepções teóricas e práticas no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SCHWARZ, Maria Luiza.
dc.contributor.advisor1ID Schwarz, M.L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9366110552581745 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo O presente estudo de carater bibliografico trata da tematica sobre o ensino de geografia, tendo como parametros as concepcoes teoricas e praticas no ensino medio. O proposito do estudo centra em buscar subsidios teoricos sobre a problematica em pauta. Assim, tern como objetivo, analisar a contribuicao da rela9ao teorico-pratica no que se refere ao ensino de geografia na escola basica, bem como, verificar ate que ponto essa rela9ao influencia na aprendizagem do aluno em nivel medio. A partir dai, buscar novas estrategias voltadas para a realidade socio educacional no ensino da geografia. Para tanto, o estudo focaliza o eixo tematico direcionado para os topicos: o ensino da geografia e os aspectos historicos, com os enfoques no Brasil e as posturas praticas voltadas para as no96es de aprendizagem no ambiente escolar, inserindo algumas propostas vivenciadas no ensino de geografia; bem como, a crise atual nessa area de ensino na escola basica e as no96es basicas e legais com evidencia as normas das diretrizes encaminhadas pelo Conselho Nacional de Educa9ao e os caminhos para o ensino da geografia atual. Para tanto, buscou-se uma literatura em autores que enfocam a tematica do ensino de geografia no ensino medio. Tendo como destaque: Cassab (2006) IBGE (2001), Cavalcanti (2002 e 2003), Visentini (1987 e 2004), Moraes (1989), Oliveira (2003), Libaneo, (1992 e 2002), Brasil (2001), Castrogiovanni (2007), Lacoste (1988), entre outros, que abordam a tematica em estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title O ensino de Geografia: concepções teóricas e práticas no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This character study of literature deals with the themes of geography teaching, having as parameters the theoretical conceptions and practices in high school. The purpose of the study focuses on seeking theoretical support on the issue at hand. Thus aims to analyze the contribution of the relationship between theory and practice in relation to teaching geography in elementary school, as well as to check how this relationship influences on student learning in high school. From there, look for new strategies aimed at the social education in the teaching of geography. Therefore, the study focuses on the thematic axis directed to the topics: the teaching of geography and historical aspects, with the approaches in Brazil and postures practices for the notions of learning in the school environment, inserting some proposals experienced in teaching geography , as well as the current crisis in the area of school education and basic basics with evidence and legal standards of the guidelines forwarded by the National Council of Education and the paths to the teaching of geography today. Therefore, we sought a literature authors that focus on the theme of teaching geography in high school. Having highlighted as: Cassab (2006) IBGE (2001), Cavalcanti (2002 and 2003), Visentini (1987 and 2004), Moraes (1989), Oliveira (2003), Libaneo, (1992 and 2002), Brazil (2001), Castrogiovanni (2007), Lacoste (1988), Brazil (1998), among others, to the thematic study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12840
dc.date.accessioned 2020-05-15T17:29:07Z
dc.date.available 2020-05-15
dc.date.available 2020-05-15T17:29:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia-estudo e ensino pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geography-study and teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Marta Emília Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teaching: theoretical and practical concepts in high school. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Marta Emília Duarte. O ensino de geografia: concepções teóricas e práticas no ensino médio. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta