dc.creator.ID |
FREITAS, J. P. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5920881961509050 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa se propoe a fazer uma discussao sobre as metodologias do
professor de geografia, visando o caso da escola Monsenhor Constantino Vieira.
Refletiremos de inicio sobre a trajetoria do ensino da geografia escolar brasileira e
os processos de renovagao passados por essa disciplina ao longo do tempo. Esta
atividade proporciona descobrir como o ensino geografico esta acontecendo em sala
de aula e como o mesmo e ministrado pelo professor. Fez-se uma abordagem sobre
as metodologias e o ensino de geografia, para entendermos como as mesmas vem
sendo discutidas ao longo do tempo e como a presenga dessa disciplina ocorreu no
sistema educacional brasileiro. Abordou-se sobre o livro didatico e sua relagao com
o ensino da geografia, buscando perceber sua contribuigao enquanto material
didatico e nao como "ditador" do saber geografico. Adentrou-se sobre as questoes
da formagao de professores, para que se pudesse compreender os processos de
formagao e como a mesma influencia o educador na escolha das metodologias de
ensino. Procurou-se clarear o processo de ensino nao depende exclusivamente da
formagao de professores, mas sua construgao num conjunto com varios elementos,
dos quais, as metodologias trabalhadas em sala de aula fazem parte. Interpretou-se
a fala dos alunos que foram coletadas por meio de questionarios aplicados.
Dedicamo-nos a entender cada resposta e, sobretudo, perceber qual a otica dos
alunos a respeito dos processos metodologicos usados por seus professores para o
ensino da geografia. A partir das respostas desses discentes, examinamos quais as
metodologias que tern sido trabalhadas nas aulas de geografia. Constatamos diante
do modelo de analise constituido para a pesquisa, envolvendo questoes
relacionadas ao ensino e aprendizagem de geografia, que e preciso ser repensada a
realidade em relagao aos procedimentos metodologicos e sobre as abordagens dos
conteudos apresentados nas aulas do ensino geografico. Sabemos que as
metodologias nao sao salvadoras do ensino, nem tao pouco, o professor, mas, a
pesquisa pode nos revelar quao rico e importante e se trabalhar os conteudos por
meio de processos metodologicos selecionados para cada conteudo, onde o maior
beneficiado sera o aluno e seu futuro como cidadao. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
As metodologias de ensino do professor de geografia: o caso da escola escola Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
The present research proposes to make a discussion about the methodologies of the
professor of geography, aiming at the case of school Monsenhor Constantino Vieira.
Firstly, we will reflect on the trajectory of the Geography teaching in schools in Brazil
and the processes of renewal that this discipline has been through over time. This
activity provides discovering on how the geographic education has been happening
in the classroom, and how it has been taught by the teacher. We have made an
approach of the historic remission about the methodologies and the teaching of
geography to understand how they have been discussed overtime e how the
advancements on this subject have occurred on the educational system in Brazil. It
was made an approach on the textbook and its relationship with the teaching of
geography, seeking to realize its contribution as a didactic material and not as a
"dictator" of geographic knowledge. Some questions about teachers' education were
raised, so that we could understand the education processes and how they influence
the educator on the choice of the teaching methodologies. We aimed to clarify that
the teaching process depends not only of the teacher's education, but its
construction in a set of various elements, in which, the methodologies put into
practice in the classroom are part of them. We interpreted the speech of the pupils
that were collected by means of applied questionnaires. We dedicated ourselves to
understand every answer and, above all, realize what points of view the students
have concerning the methodological processes used to teach geography. From the
answers of those pupils, we examined which methodologies have been carried out in
the geography classes. We found out, given the model of analysis established for the
research. Involving questions related to teaching and learning of geography, that we
need to rethink the reality related to the methodological procedures and about the
content approaches presented in the classrooms of geography. We know that the
methodologies are not redeemers of teaching, let alone the teacher, but the research
can reveal to us how rich and important is to work the contents by means of
methodological processes selected for each content, where the greatest benefit will
be the student and his future as a citizen. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12842 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-15T17:55:52Z |
|
dc.date.available |
2020-05-15 |
|
dc.date.available |
2020-05-15T17:55:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia do ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo e ensino- Colégio Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Study and teaching - Colégio Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, João Paulo de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching methodologies of the geography teacher: the case of the Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, João Paulo de Sousa. As metodologias de ensino do professor de geografia: o caso a Escola Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |