dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5164522845038076 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Hercília M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.description.resumo |
A monografia intitulada "Por entre historias & curn'culos: dois professores de historia e seus
procedimentos didatico-metodologicos na Escola Dora Moises Coelho (Cajazeiras-PB)"
consiste em uma analise dos processos, acoes, detaihes, das fonnas especificas que,
atualmente, dois professores de historia aplicam na sala de aula, referendados por uma
proposta curricular pedagogica, bem como orientados pelas transformacoes paradigmaticas da
historia. O trabalho discute as principais relacoes socio historical dos pen'odos da historia do
Brasil, que contribuiram para a formacao/constituicao tanto da historia como discipliha escolar
quanto dos procedimentos didatico-metodologicos do fazer docente. Analisa, tambem, o
curriculo de historia, especificamente proposto pelos Parametros Curriculares Nacionais e pelo
Projeto Politico Pedagogico da Escola Dom Moises Coelho, que orientam e influenciam os
procedimentos no ambiente escolar investigado. A pesquisa realizou-se tomando como base os
principios metodologicos da pesquisa qualitativa, era que se efetuou a revisao de literatura
acerca do tema, a analise documental de fontes oficiais (PCN de Historia e PPP da escola),
observacoes das aulas de dois professores de historia entre os meses de julho e agosto de 2013
e aplicacao de entrevistas semiestruturadas, utilizando a metodologia da historia oral. A
investigacao constatou que as aulas de historia tern se caracterizado por um hibridismo de
formas, pelo uso de multiplos e diversos procedimentos oriundos de correntes de pensamentos
pedagogicas e historiograficas distintas que, juntas, compoem uma "miscelanea de sabores". |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Por entre histórias & currículos: dois professores e procedimentos didáticos - metodológicos na Escola Dom Moisés Coêlho (Cajazeiras - PB). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The monograph entitled "Among stories & Curriculum: Two History teachers their didacticmethodological
procedures in the School Dom Moises Coelho (Cajazeiras-PB)" is an analysis
of the processes, actions, details of the specific ways that actually two History teachers apply
in classrooms, countersigned by an educational curriculum proposal and guided by
paradigmatic changes in history. The paper discusses the main historical social relations of
periods in the history of Brazil, that contributed to the formation/iricorporation of both history
as a school subject as the didactic- methodological procedures to teaching. It also examines
the History curriculum, specifically proposed by the National Curricular Guidelines and the
Political Pedagogical Project of the School Dom Moises Coelho, which guide and influence
the investigation procedures in the school environment. The study was realize out taking as a
basis the methodological principles of qualitative research, in which they performed a
literature review about the theme, the documentary analysis of official sources (PCN and
History PPP of the school), observations of classes from two History teachers dyring the
months of July and August, 2013, and application of semi-structured interviews, using the
methodology of Oral History. The investigation discovered that the History classes have been
characterized by hybridism of forms, the use of multiple and diverse procedures originated
from distinct kind of historiographical and pedagogical thoughts that, together, make a
"smorgasbord of flavors". |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12848 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-15T22:48:50Z |
|
dc.date.available |
2020-05-15 |
|
dc.date.available |
2020-05-15T22:48:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História - estudos e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Historiografia |
pt_BR |
dc.subject |
History - Studies and Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Historiography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between stories & curricula: two teachers and didactic - methodological procedures at Escola Dom Moisés Coêlho (Cajazeiras - PB). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. Por entre histórias & currículos: dois professores de história e seus procedimentos didáticos - metodológicos na Escola Dom Moisés Coêlho (Cajazeiras). 2014. 132f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |