DSpace/Manakin Repository

As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de geografia: questões iniciais para um debate metodológico.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo No contexto atual a tecnologia esta cada vez mais presente na vida dos individuos, nas diferentes instancias que comp5em a vida era sociedade. Essa realidade tambem e vivenciada nas escolas de ensino fundamental. Pensando nessa questao, esse trabalho faz uma discussao acerca das Tecnologias da Informacao e Comunicacao, apontando as possibilidades de organizaeao do ensino de geografia a partir das mesmas. Objetiva-se, nesse sentido, o apontamento das contribuicoes das mesmas para o desenvolvimento dos processos de ensino de geografia. Partindo desse objetivo, definimos como abordagem metodologica um conjunto de pesquisas bibliograficas que nos orientaram na revisao bibliografica sobre a utilizaeao das tecnologias educacionais, para o desenvolvimento de metodologias construtivas no ensino de Geografia. A metodologia esta estruturada a partir da seguinte sequencia: 1 - Discussao dos contextos e caracteristicas que orientam o desenvolvimento das TIC e a imersao das mesmas no contexto social atual; 2 - Reflexao sobre as relacSes entre as TIC e os processos educativos, especialmente no que se refere a organizacao de metodologias de ensino de geografia; e 3 - Apresentacao de uma proposta de ensino de geografia a partir dessas tecnologias. A partir dessas discussSes, e apontada a importancia da formacao continuada na preparacao dos educadores, tendo em vista a construfao de competencias docentes para o trabalho com essas tecnologias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de geografia: questões iniciais para um debate metodológico. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract In the current context, technology is increasingly present in the lives of individuals, in different instances that make up life was society. This reality is also experienced in elementary schools. Thinking about this issue, this work makes a discussion about Information and Communication Technologies, pointing out the possibilities of organization teaching geography from them. In this sense, the aim is to of their contributions to the development of geography teaching processes. Starting from this objective, we defined as a methodological approach a set of bibliographic searches that guided us in the bibliographic review on the use of educational technologies, for the development of constructive methodologies in the teaching of Geography. The methodology is structured based on the following sequence: 1 - Discussion of the contexts and characteristics that guide the development of ICT and its immersion in the current social context; 2 - Reflection on the relationships between ICT and educational processes, especially with regard to the organization of geography teaching methodologies; and 3 - Presentation of a proposal for teaching geography using these technologies. Starting these discussions, and the importance of continuing education in preparing educators is pointed out, with a view to building teaching skills for working with these technologies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12849
dc.date.accessioned 2020-05-16T17:26:22Z
dc.date.available 2020-05-16
dc.date.available 2020-05-16T17:26:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia- estudo e ensino pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Metodologia do ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geography - study and teaching pt_BR
dc.subject Information and communication technology pt_BR
dc.subject Geography teaching methodology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Vaneska de Alencar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Information and communication technologies and geography teaching: initial questions for a methodological debate. pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Vaneska de Alencar. As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de geografia: questões iniciais para um debate metodológico.2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta