dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.description.resumo |
No contexto atual a tecnologia esta cada vez mais presente na vida dos individuos, nas
diferentes instancias que comp5em a vida era sociedade. Essa realidade tambem e vivenciada
nas escolas de ensino fundamental. Pensando nessa questao, esse trabalho faz uma discussao
acerca das Tecnologias da Informacao e Comunicacao, apontando as possibilidades de organizaeao
do ensino de geografia a partir das mesmas. Objetiva-se, nesse sentido, o apontamento
das contribuicoes das mesmas para o desenvolvimento dos processos de ensino de geografia.
Partindo desse objetivo, definimos como abordagem metodologica um conjunto de
pesquisas bibliograficas que nos orientaram na revisao bibliografica sobre a utilizaeao das
tecnologias educacionais, para o desenvolvimento de metodologias construtivas no ensino de
Geografia. A metodologia esta estruturada a partir da seguinte sequencia: 1 - Discussao dos
contextos e caracteristicas que orientam o desenvolvimento das TIC e a imersao das mesmas
no contexto social atual; 2 - Reflexao sobre as relacSes entre as TIC e os processos educativos,
especialmente no que se refere a organizacao de metodologias de ensino de geografia; e 3
- Apresentacao de uma proposta de ensino de geografia a partir dessas tecnologias. A partir
dessas discussSes, e apontada a importancia da formacao continuada na preparacao dos educadores,
tendo em vista a construfao de competencias docentes para o trabalho com essas
tecnologias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de geografia: questões iniciais para um debate metodológico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
In the current context, technology is increasingly present in the lives of individuals, in
different instances that make up life was society. This reality is also experienced
in elementary schools. Thinking about this issue, this work makes a discussion
about Information and Communication Technologies, pointing out the possibilities of organization
teaching geography from them. In this sense, the aim is to
of their contributions to the development of geography teaching processes.
Starting from this objective, we defined as a methodological approach a set of
bibliographic searches that guided us in the bibliographic review on the use of
educational technologies, for the development of constructive methodologies in the teaching of
Geography. The methodology is structured based on the following sequence: 1 - Discussion of the
contexts and characteristics that guide the development of ICT and its immersion
in the current social context; 2 - Reflection on the relationships between ICT and educational processes,
especially with regard to the organization of geography teaching methodologies; and 3
- Presentation of a proposal for teaching geography using these technologies. Starting
these discussions, and the importance of continuing education in preparing educators is pointed out,
with a view to building teaching skills for working with these
technologies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12849 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-16T17:26:22Z |
|
dc.date.available |
2020-05-16 |
|
dc.date.available |
2020-05-16T17:26:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia do ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technology |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching methodology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRAGA, Vaneska de Alencar. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Information and communication technologies and geography teaching: initial questions for a methodological debate. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRAGA, Vaneska de Alencar. As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de geografia: questões iniciais para um debate metodológico.2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |