dc.creator.ID |
SILVA, M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5131969745960953 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.description.resumo |
A presente monografia tem como objetivo analisar como as relacoes de poder se desenvolvem
na Escola para, a partir de uma perspectiva geografica, entende-la como territorio. A Escola e
vislumbrada como uma das principals instituicoes responsaveis pela formacao dos individuos.
formacao esta que consiste na aprendizagem do conhecimento sistematizado pela humanidade
e presente no curriculo. Esses saberes sao selecionados a partir de relacoes de poder que
envolvem os interesses da burguesia, representando os Interesses do Estado. Nesse sentido, a
instituicao escolar e tida por diversos autores que abordam educa9ao, como Althusser (1970)
e Apple (1989). como um aparelho de reprodu9§o ideologica, na qual reproduz valores,
cultura e interesses daqueles que exercem o poder. Porem a Escola apresenta-se como um
espa9o diverso, sendo composto por multiplas variaveis, que estao relacionadas tambem a
outros grupos em disputa pelo poder na Escola. E a partir destes conflitos, gerados por essas
disputas que a Escola se define com territorio, ja que de acordo com Souza (2007, p. 86) o
territorio "e um espaco defmido e delimitado por e a partir das redoes de poder". Visando
compreender como estas redoes de poder atuam no territorio escolar, realiza-se uma analise
sobre o uso e a influencia destas disputas no Livro didatico e no desenvolvimento de suas
politicas publicas. Para alcan9ar os objetivos aqui propostos a metodologia se dara a partir de
uma reflexao teorica acerca de conceitos e fun9oes de elementos inerentes a esta discussao.
Logo, ressalta-se que nao se propoe solu9-5es a tais situacoes conflituosas, mas sim apontar
caminhos e possibilidades para novas discussoes que venham a contribuir ainda mais para o
desenvolvimento de uma Escola de qualidade, voltada para a coletividade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O livro didático e as relações de poder na escola por um olhar geográfico: um território de conflitos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This monograph aims to analyze how power relations develop
at the School to, from a geographic perspective, understand it as a territory. The School and
envisioned as one of the main institutions responsible for the training of individuals.
This training consists of learning knowledge systematized by humanity
and present in the curriculum. These knowledges are selected from power relations that
involve the interests of the bourgeoisie, representing the interests of the State. In this sense, the
school institution is considered by several authors that approach education, such as Althusser (1970)
and Apple (1989). as an ideological reproduction apparatus, in which it reproduces values,
culture and interests of those who exercise power. However, the School presents itself as a
diverse space, being composed of multiple variables, which are also related to
other groups in dispute for power in the School. And from these conflicts, generated by these
disputes that the School defines with territory, since according to Souza (2007, p. 86) the
Territory "is a space defined and delimited by and from the redoubts of power". Aiming
understand how these power reductions operate in the school territory, an analysis is carried out
about the use and influence of these disputes in the textbook and in the development of their
public policy. In order to achieve the objectives proposed here, the methodology will be based on
a theoretical reflection on the concepts and functions of elements inherent to this discussion.
Therefore, it is emphasized that solutions are not proposed to such conflicting situations,
paths and possibilities for new discussions that will contribute even more to the
development of a quality School, aimed at the community. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12850 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-16T17:39:17Z |
|
dc.date.available |
2020-05-16 |
|
dc.date.available |
2020-05-16T17:39:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático- território |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook - territory |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Micaelle Amancio da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The textbook and power relations at school from a geographical perspective: a territory of conflicts. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Micaelle Amancio da. O livro didático e as relações de poder na escola por um olhar geográfico: um território de conflitos. 2014. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |