DSpace/Manakin Repository

Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, M. P. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9685330888226833 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This work is thematic mapping as a methodology of teaching and learning of geography, aimed to understand the reasons why teachers have not used this methodology in geography lessons in basic education. The problem o f this research arose from our experiences during the Supervised Internship, which pointed notorious difficulty of basic education students in understanding basic cartographic materials like maps. From this perspective, hypotheses of possible causes of these problems, among which were raised in teacher education; cognitive ability of the student; and availability of materials support schools. Given the confirmation or refutation of hypotheses initially start from a theoretical reflection on the cartography of the historical point of view, but mainly methodological, aiming to understand the elements that characterize it as a language. From this understanding, we discuss the relationship between cartography and geographical knowledge, pointing to the contributions of the same for the processes of teaching and learning in elementary education. Subsequently pointed out two possibilities of pedagogical-didactic approach of cartography, from the use of maps and sketches, showing that by mapping the teachers can help develop important skills and competencies for students, since they know how to guide the learning from school cartography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852
dc.date.accessioned 2020-05-18T17:23:06Z
dc.date.available 2020-05-18
dc.date.available 2020-05-18T17:23:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cartografia-metodologia pt_BR
dc.subject Cartografia escolar pt_BR
dc.subject Ensino de geografia-- cartografia pt_BR
dc.subject Cartografia- ensino fundamental pt_BR
dc.subject Cartography-methodology pt_BR
dc.subject School cartography pt_BR
dc.subject Geography teaching - cartography pt_BR
dc.subject Cartography - elementary school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School cartography and geography teaching: methodological possibilities for elementary education. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta