dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
ANGELO, Maria Deusia Lima. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa buscou analisar as representacoes sobre o Bioma Caatinga a partir de desenhos
feitos por alunos do Ensino Fundamental I I da Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental Jose Dias Guarita, localizada na Cidade de Monte Horebe - PB, tendo em vista,
indicar as relacoes dos alunos com o bioma em que estao inseridos. Para a concretizacao
desse trabalho, organizamos a metodologia a partir dos seguintes procedimentos: 1 -
Reflexoes teoricas tendo em vista compreender as especificidades do Bioma Caatinga, bem
como, as bases teoricas que norteiam a discussao acerca das representacoes sociais a partir
dos desenhos; 2 - Solicitamos a confeccao de 40 desenhos dos alunos das turmas do 7° Ano
"B" e "C" da referida escola, tendo em vista analisar como esses desenhos representavam o
Bioma Caatinga e se ha um sentido de preservacao ambiental; 3 - Analisamos os desenhos,
tendo como referenda os elementos mais representados nos mesmos, objetivando a
organizacao desses elementos em temas: I) periodo de estiagem na Caatinga; II) periodo
chuvoso na Caatinga. Apos o surgimento das tematicas surgiram dois sub temas: paisagem
natural e paisagem humanizada na Caatinga, que ao serem analisados auxiliaram para a
compreensao dos valores atribuidos pelos sujeitos envolvidos com a biodiversidade do Bioma,
considerando as diferencas relacionadas a idade, genero, conhecimento previo e os valores
representados por eles com relacao a Caatinga. Assim, ao analisar as representacoes,
constatou-se que nao possuem diferencas significativas relacionadas a idade, pois os alunos se
encontram na mesma faixa etaria. Ja com relacao ao genero, as diferencas sao bem
significantes, pois os meninos representam a Caatinga com maior riqueza de detalhes que as
meninas. Desse modo, sugere-se que esses alunos possuem conhecimentos relacionados ao
Bioma, porem, nao ha um sentido de preservacao ambiental, nas representacoes, o que aponta
para a necessidade de tratamento das questoes ambientais em sala de aula, o que contribuiria
para a construcao de nocoes relacionadas a Educacao Ambiental, elemento indispensavel a
estes jovens. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
As representações do bioma caatinga a partir de desenhos de alunos do segundo segmento do ensino fundamental da cidade de Monte Horebe- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-23 |
|
dc.description.abstract |
This research aimed to analyze the representations from students of Middle School of "Escola
Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jose Dias Guarita", located on the city of Monte
Horebe - PB, considering that it will indicate the relation between the students with the biome
that they are inserted. For the concretization of the objective of this work, the methodology
was organized from the following procedures: 1 - Theoretical reflections considering to
comprehend the specificities of the Caatinga Biome, as the theoretical bases that guide the
discussion about the social representations from the drawings; 2 - We have requested the
confection of 40 drawings from the students from the 7t h grade "B" and "C" classes of the
Middle School of the referred school, intending to analyze how those drawings represented
the biome of caatinga and i f there was a sense of ambiental preservation on them; 3 - We
have analyzed the drawings having as reference the elements which were represented, aiming
the organization of those elements in themes: I) The drought period in the Caatinga; II) The
rainy period in the Caatinga. After the emergence of the themes, two new subthemes have
appeared: natural landscape and humanized landscape in the Caatinga, which when analyzed
helped to comprehend the values assigned by the subjects envolved with the biodiversity of
the Biome, considering the differences related to age, gender, previous knowledge and the
values represented by them in relation to the Caatinga. Therefore, when the representations
are analyzed, it was observed that there are no significative differences related to age, because
the students are in the same age group. When it comes to gender, the differences are quite
significant, because the boys represent the Caatinga with a larger abundance of details than
the girls. In this way, it is suggested that these students possess knowledge related to the
Biome, however, there is no sense of ambiental preservation, in the representations, which
points to the necessity for treatment of the ambiental issues inside the classroom, which
would contribute to the construction of notions related to the Ambiental Education, a
necessary element to these juvenile people. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12853 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-18T18:53:30Z |
|
dc.date.available |
2020-05-18 |
|
dc.date.available |
2020-05-18T18:53:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Biodiversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Biodiversity |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Laíse Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The representations of the caatinga biome based on drawings by students from the second segment of elementary school in the city of Monte Horebe-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Laíse Gonçalves. As representações do bioma caatinga a partir de desenhos de alunos do ensino fundamental da cidade de Monte Horebe- PB. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |