dc.creator.ID |
SILVA, M. J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3126182093608801 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, M. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
GOMES, Henaldo Morais. |
|
dc.description.resumo |
0 presente trabalho tern como tema A importancia da musica nas aulas de geografia. Onde o
objetivo e abordar a musica como um caminho comunicativo, alem do verbal, que pode ser
utilizado como recurso didatico nos estudos em sala de aula, onde a mesma com seu ritmo e
estilo demonstra padroes culturais, codifica mensagens e leva ensinamentos. O uso de
diferentes linguagens auxilia no trabalho do educador, contribuindo para o desenvolvimento e
o pensar critico do discente, pois a musica nas aulas de geografia e um recurso que pode ser
utilizado para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A escolha deste tema surgiu das
necessidades de compreender e conhecer a importancia e como trabalhar a musica nas aulas
de geografia, tendo em vista a preocupacao de melhorar as aulas de Geografia propoe-se um
trabalho diferenciado, colocando a musica para o interior da sala de aula e na metodologia de
trabalho aplicado. Pretende-se com esta iniciativa tornar as aulas mais prazerosas e
agradaveis, incentivando o acesso aos conteudos que leva professores e alunos a despertarem
para o estudo da ciencia geografica e da espacialidade vivida. Entende-se que a musica e
considerada um recurso didatico valioso, sendo um potencial que pode reduzir o suposto
medo de aprender, devido as metodologias didaticas diferenciadas. Propoe-se, portanto, junto
aos conteudos de Geografia a insercao das letras, dos ritmos e suas interpretacoes no tocante
aos temas geograficos. Assim sendo, esta monografia vem mostrar aos alunos a possibilidade
de inserir os conteudos estudados atraves de musicas que trazem em seus poemas mensagens
geograficas, procurando fazer a relacao da musica com a geografia trabalhando com os alunos
a relacao dos conteudos estudados, fazendo com que os mesmos identifiquem nas letras das
musicas aspectos da composicao do espaco geografico encontrados nos textos, deixando de
lado a tradicional decoreba das aulas expositivas, dos mapas, dos livros, do pincel, giz e
quadro negro ou branco, que ainda hoje permanece nas salas de aula na maioria das escolas.
Nao se pretende ignorar totalmente esses recursos ditos tradicionais, pois eles sao necessarios,
porem podem ser complementados com a alternativa mencionada, a qual, sozinha pode se
tornar enfadonha e diante desta situacao, podemos encontrar nas letras das musicas formas
diferenciadas de trabalhar os conteudos nas aulas de geografia. Assim, considera-se que as
atividades em torno da musica se constituem em um recurso didatico viavel para quern ensina
e quern aprende geografia, permitindo uma maior interacao entre alunos e professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da música nas aulas de geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-05-13 |
|
dc.description.abstract |
The present work has as its theme The importance of music in geography classes. Where the
goal is to approach the music as a communicative way, beyond the verbal, which can be used
as a teaching resource in studies in the classroom, where the same at their own pace and style
demonstrates cultural patterns, encoding messages and takes lessons. The use of different
languages assists in the work of the educator, contributing to the development and critical
thinking of students, for music lessons in geography and a resource that can be used to
facilitate the process of teaching and learning. The choice of this theme emerged needs to
understand and know the importance and how to work the music in geography lessons with a
view to improving the lessons of Geography proposes a differentiated work, placing music
into the room classroom and work methodology applied. Intend with this initiative become
the most pleasurable and enjoyable classes, encouraging access to content that takes teachers
and students to awaken to the study of geographical science and lived spatiality. It is
understood that music is considered a valuable teaching resource, with a potential that can
reduce the supposed fear of learning due to different teaching methodologies. It is proposed,
therefore, together with the contents of Geography insertion of letters, patterns and their
interpretation with respect to geographic themes. Thus, this monograph is to show students
the possibility to insert the contents studied through songs that bring in their geographical
messages poems, trying to make the relationship between music and geography working with
students studied the relationship of contents, causing they identify the lyrics of the
composition aspects of geographic space found in the texts , leaving aside the traditional
memorization of lectures, maps, books, brush, chalk and blackboard or white, which still
remains in the classroom in most schools. Do not want to totally ignore these so called
traditional features as they are needed, but can be supplemented with the aforementioned
alternative which alone can become boring and facing this situation, we can find the lyrics
differentiated ways of working in the contents geography lessons. Thus, it is considered that
the activities around music constitute a viable educational resource for those who teach and
those who learn geography, allowing for more interaction between students and teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12855 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-18T19:32:07Z |
|
dc.date.available |
2020-05-18 |
|
dc.date.available |
2020-05-18T19:32:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia-estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Música- aulas de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem- música- geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography-study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Music- geography classes |
pt_BR |
dc.subject |
Learning- music- geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Joseilda da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of music in geography classes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Joseilda da. A importância da música nas aulas de geografia. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |