DSpace/Manakin Repository

Proposta de educação ambiental para a comunidade escolar do assentamento Juazeiro, Marizópolis-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1478623832069430 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.referee2 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.description.resumo Atualmente muito tern se falado em degradagao do solo, poluicao e contaminagao das aguas, formas erroneas de destinagao do lixo, dentre outros tipos de agoes que tem uma ligagao direta com a qualidade ambiental. Porem, pouco ou ate mesmo nada tem se feito para amenizar tais problemas. Acredita-se que praticas efetivas que levem a tomada de consciencia sejam eficazes, principalmente se essas forem no arnbito educacional. As propostas de educagao ambiental que fazem parte do Projeto Politico Pedagogico de algumas escolas apresentam sistemas fallaos, pois demonstram ser ineficiente e descontinuo, nao promovendo a mudanca de atitudes na relagao homem - meio ambiente. Mediante a falta de consciencia da populagao e a pouca participagao das escolas nesse processo, este trabalho traz uma proposta inovadora de Educagao Ambiental para a Escola Joao Alexandre de Oliveira, localizada na comunidade agricola do Assentamento Juazeiro no municipio de Marizopolis. A intengao dessa pratica pedagogica foi de ir alem dos portoes da escola, envolvendo a participaeao dos pais e da comunidade, a fim de criar espagos para que a aprendizagem ocorra atraves da reflexaoagao. O procedimento metodologico adotado consistiu em pesquisa bibliografica e documental que teve como objetivo averiguar as condigoes de execugao de uma proposta de Educagao Ambiental coletiva, em que os atores envolvidos fossem responsaveis pelas decisoes tomadas. Permeando a Educagao Ambiental, sob a perspectiva apresentada no trabalho, deve se observar que para utilizar recursos pedagogicos praticos reflexivas, ha de se considerar suas vantagens e desvantagens, procurando ponderar essas possibilidades em relagao a situagao grupal que trabalha, semeando desta feita uma semente da conscientizagao ambiental em que ela seja acima de tudo transformadora em um periodo que a mesma deve ser tida como essencial para uma praxis de mudangas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title Proposta de educação ambiental para a comunidade escolar do assentamento Juazeiro, Marizópolis-PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract Currently has long been spoken in soil degradation, pollution and water contamination, erroneous forms of waste disposal, among other examples that have a direct connection with environmental issues. But very little even i f nothing has done so that effective practices for building awareness are listed mainly in the educational context. Proposals for environmental education that are part of the pedagogical project of some schools have failed systems , as shown to be inefficient and discontinuous, not promoting a change in attitudes in the man - the environment . By the lack of awareness of the population and the lack of participation of schools in this process, this paper presents an innovative proposal for Environmental Education Joao Alexandre Oliveira School, located in the farming community of the settlement in the municipality of Juazeiro Marizopolis. The intent of this pedagogical practice was to go beyond the school gates involving the participation of parents and the community where the school is located, in order to create space for learning to occur through reflection - action. The methodological procedure adopted consisted of literature and documents which aimed to discover the conditions of implementation of the proposal for Environmental Education conference, in which the actors involved, were responsible for the decisions taken. Permeating Environmental Education, from the perspective presented in the work, it should be noted that to use practical and reflective teaching resources is necessary to consider its advantages and disadvantages, looking for considering these possibilities in relation to working group situation, this time sowing a seed of environmental awareness that she is above all transforming into a period that it should be regarded as essential to a praxis of changes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12856
dc.date.accessioned 2020-05-18T19:45:13Z
dc.date.available 2020-05-18
dc.date.available 2020-05-18T19:45:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental- assentamento Juazeiro- Marizópolis- PB. pt_BR
dc.subject Meio Ambiente-educação pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental education- Juazeiro settlement- Marizópolis- PB. pt_BR
dc.subject Environment-education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Gilvania Lins.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education proposal for the school community in the Juazeiro settlement, Marizópolis-PB. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Gilvania Lins. Proposta de educação ambiental para a comunidade escolar do assentamento Juazeiro, Marizópolis-PB. 2014. 60f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta