dc.creator.ID |
DANTAS, H. K. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1144962172791196 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FORTUNATO, Maria Lucinete. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTANA, Rosemere Olimpio de. |
|
dc.description.resumo |
Buscando verificar e perceber transfonnapocs no Ensino de Historia no Colegio Nossa
Senhora Auxiliadora, dentro destas, estabeleeer analises acerca das politicas publicas
educaeionais vigentes no final da decada de 1990, analisamos autores que discutiram
estas propostas como Circe Maria Bittencourt, Thais Nivia Fonseca, Selva Guimaraes
Fonseca, dentre outros especialistas na tematica, bem como analisamos a Lei de
Diretrizes e Base da Educacao National (1996) e os Parametros Curriculares Nationals
(1998), considerando imprescindivel a colaboracao dos curriculos ao trabalho docente
no que diz respeito as muta?6es que o processo de ensino-aprendizagem sofreram no
final do seculo XX. Estas fontes bibliograficas, documentais e os questionarios
aplicados as professoras da institui9ao supracitada forneceram indicios para
alcan9armos a compreensao das mudan9as operacionalizadas no Ensino de Historia no
referido recorte temporal e de que maneira o mesmo se adequou e se apropriou das
politicas publicas de educa9&o dentro da institui9§.o e por parte das professoras,
respectivamente. Nesse caminho conhecemos os procedimentos metamorficos do
processo de ensino-aprendizagem, percebendo o quanto este ganhou significa9ao,
preocupando-se com a rela9ao estabelecida pelo aluno, que antes so era um simples
receptor-reprodutor, passando a ser um agente ativo neste processo e refletindo sobre o
seu papel na sociedade, na qual esta inserido e se vendo enquanto um sujeito histórico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Traços do ensino de história no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Sousa - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-15 |
|
dc.description.abstract |
Seeking to verify and understand transfonnapocs in History Teaching at Colegio Nossa
Madam Auxiliadora, within these, establish analyzes about public policies
educational systems in force at the end of the 1990s, we analyzed authors who discussed
such proposals as Circe Maria Bittencourt, Thais Nivia Fonseca, Selva Guimaraes
Fonseca, among other specialists in the theme, as well as analyzing the Law of
National Education Guidelines and Basis (1996) and the Nationals Curriculum Parameters
(1998), considering the collaboration of curricula to teaching work as essential
regarding the mutations that the teaching-learning process underwent in the
end of the 20th century. These bibliographic, documentary sources and questionnaires
applied to the teachers of the aforementioned institution provided indications for
achieve an understanding of the changes implemented in History Teaching in the
referred time frame and how it was adapted and appropriated the
public education policies within the institution and by teachers,
respectively. In this way we know the metamorphic procedures of the
teaching-learning process, realizing how much it has gained meaning,
worrying about the relationship established by the student, which before was just a simple
receiver-reproducer, becoming an active agent in this process and reflecting on the
his role in society, in which he is inserted and seeing himself as a historical subject. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12861 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-18T22:42:16Z |
|
dc.date.available |
2020-05-18 |
|
dc.date.available |
2020-05-18T22:42:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
History - Study and Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora |
pt_BR |
dc.subject |
Public Policy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Harlanne Krislen Belarmino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Traces of history teaching at Colégio Nossa Senhora Auxiliadora in the city of Sousa - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Harlanne Krislen Belarmino. Traços do ensino de história no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Sousa - PB. 2014. 128f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |