dc.creator.ID |
CESÁRIO, L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3903823133726383 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, Rosemere O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES NETO, Francisco Firmino. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Leonardo Bruno. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho monografico e tecer reflexoes sobre o ensino e a aprendizagem
atraves de entrevistas realizadas em duas escolas de ensino fundamental do municfpio de Sao
Joao do Rio do Peixe-PB. As entrevistas foram direcionadas aos professores de historia das
escolas analisadas e teve como objetivo problematizar a formacao de professores, a
constituicao de concepcoes metodologicas e a fundamental importancia na sua formacao.
Assim sendo, efetivou-se um estudo sobre os PCN's, a LDB e toda a trajetoria contextual que
marcaram os anos de 1990. A pesquisa indica quais representacoes foram criadas pelos
professores quando a tematica se refere as escolhas teorico-metodologicas da pratica docente,
mostrando o investimento em um discurso que ainda aponta os motivos externos como o
principal fator para o desestimulo da pratica docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções metodológicas do ensino de história a partir os professores do Município de São João do Rio o Peixe - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this monograph is to weave reflections on teaching and learning through
interviews conducted in two elementary schools in Sao Joao do Rio do Peixe-PB. The
interviews were directed to the history teachers of the schools analyzed and aimed to discuss
the training of teachers, the establishment of methodological concepts and fundamental
importance in their training. Thus a study of the NCP's, the LDB and the whole context path
that marked the 1990s being effected up. Research indicates which representations were
created by teachers when the issue concerns the theoretical and methodological choices of
teaching practice, showing investment in a speech that also shows the external reasons as the
main factor discouraging the teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12865 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-19T19:21:15Z |
|
dc.date.available |
2020-05-19 |
|
dc.date.available |
2020-05-19T19:21:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Professor - formação |
pt_BR |
dc.subject |
História - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia - ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher - Training |
pt_BR |
dc.subject |
History - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology - History Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CESÁRIO, Luciana de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Methodological conceptions of history teaching from teachers in São João do Rio o Peixe - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CESÁRIO, Luciana de Sousa. Concepções metodológicas do ensino de história a partir dos professores do Município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |