DSpace/Manakin Repository

Concepções metodológicas do ensino de história a partir os professores do Município de São João do Rio o Peixe - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CESÁRIO, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3903823133726383 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho monografico e tecer reflexoes sobre o ensino e a aprendizagem atraves de entrevistas realizadas em duas escolas de ensino fundamental do municfpio de Sao Joao do Rio do Peixe-PB. As entrevistas foram direcionadas aos professores de historia das escolas analisadas e teve como objetivo problematizar a formacao de professores, a constituicao de concepcoes metodologicas e a fundamental importancia na sua formacao. Assim sendo, efetivou-se um estudo sobre os PCN's, a LDB e toda a trajetoria contextual que marcaram os anos de 1990. A pesquisa indica quais representacoes foram criadas pelos professores quando a tematica se refere as escolhas teorico-metodologicas da pratica docente, mostrando o investimento em um discurso que ainda aponta os motivos externos como o principal fator para o desestimulo da pratica docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Concepções metodológicas do ensino de história a partir os professores do Município de São João do Rio o Peixe - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The purpose of this monograph is to weave reflections on teaching and learning through interviews conducted in two elementary schools in Sao Joao do Rio do Peixe-PB. The interviews were directed to the history teachers of the schools analyzed and aimed to discuss the training of teachers, the establishment of methodological concepts and fundamental importance in their training. Thus a study of the NCP's, the LDB and the whole context path that marked the 1990s being effected up. Research indicates which representations were created by teachers when the issue concerns the theoretical and methodological choices of teaching practice, showing investment in a speech that also shows the external reasons as the main factor discouraging the teaching practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12865
dc.date.accessioned 2020-05-19T19:21:15Z
dc.date.available 2020-05-19
dc.date.available 2020-05-19T19:21:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professor - formação pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Metodologia - ensino de história pt_BR
dc.subject Teacher - Training pt_BR
dc.subject History - Teaching pt_BR
dc.subject Methodology - History Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CESÁRIO, Luciana de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Methodological conceptions of history teaching from teachers in São João do Rio o Peixe - PB. pt_BR
dc.identifier.citation CESÁRIO, Luciana de Sousa. Concepções metodológicas do ensino de história a partir dos professores do Município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta