DSpace/Manakin Repository

Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SÁ, S. J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6433798449489123 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.contributor.referee2 SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.description.resumo Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história. Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre O tema parece já estar cristalizado e naturalizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This study intends to reflect on the issue of cultural diversity in the teaching of history. We conducted a reflection on the concept of socio-cultural diversity, as well as the key documents that deal with the theme. We chose State High School Master Julio Sarmento in the city of Sousa / PB to conduct a case study. We used semi-structured interviews directed to three history teachers. The testimonies of the respondents served as the criterion to enable the exchange of experiences and life rescuing the questions and criticisms surrounding the issue of cultural diversity. We noticed in this study that the difficulties encountered by both teachers as the school are common when the discussion is the socio-cultural diversity, in addition, the speech that is shared on this theme seems to be already crystallized and naturalized. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868
dc.date.accessioned 2020-05-19T20:41:00Z
dc.date.available 2020-05-19
dc.date.available 2020-05-19T20:41:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Diversidade cultural pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Professores de história pt_BR
dc.subject History - Study and Teaching pt_BR
dc.subject Cultural Diversity pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject History Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SÁ, Safira Julie Lins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Working with cultural diversity in history teaching: a case study in high school and its perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta