dc.creator.ID |
SÁ, S. J. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6433798449489123 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, Rosemere O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Leonardo Bruno. |
|
dc.contributor.referee2 |
SALES NETO, Francisco Firmino. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história.
Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais
documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual
Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado
entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram
como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões
e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que
as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o
discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre
O tema parece já estar cristalizado e naturalizado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This study intends to reflect on the issue of cultural diversity in the teaching of history.
We conducted a reflection on the concept of socio-cultural diversity, as well as the key
documents that deal with the theme. We chose State High School Master Julio
Sarmento in the city of Sousa / PB to conduct a case study. We used semi-structured
interviews directed to three history teachers. The testimonies of the respondents served
as the criterion to enable the exchange of experiences and life rescuing the questions
and criticisms surrounding the issue of cultural diversity. We noticed in this study that
the difficulties encountered by both teachers as the school are common when the
discussion is the socio-cultural diversity, in addition, the speech that is shared on this
theme seems to be already crystallized and naturalized. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-19T20:41:00Z |
|
dc.date.available |
2020-05-19 |
|
dc.date.available |
2020-05-19T20:41:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de história |
pt_BR |
dc.subject |
History - Study and Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SÁ, Safira Julie Lins de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Working with cultural diversity in history teaching: a case study in high school and its perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |