dc.creator.ID |
FIGUEIREDO, T. I. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5205892602278653 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, Rosemere O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee2 |
MELO, Rosilene Alves de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monografico trata da Formacao do professor de Historia do CFP/UFCG
da cidade de Cajazeiras-PB (Curriculo de 2009), atraves da analise dos relatorios de estagio
produzidos pela primeira turma concluinte apos a mudanca curricular. A formafao do docente
em Historia do CFP passou recentemente, mas precisamente no ano de 2009, por uma
reformulacao curricular, promovendo diversas mudan9as, desde o campo teoricometodologico
e pratico, tendo agora novos objetivos a serem alcan9ados ao formar
professores de Historia; fomia-se o Professor/Historiador. Portanto, nosso objetivo e analisar
como essa mudan9a curricular ajudou a produzir, nesses concluintes, uma nova percep9ao
sobre o ensino de Historia ou nao. Para esse objetivo analisaremos os curriculos de 1979 e o
de 2009 da Universidade Federal de Campina Grande e os relatorios de Estagio
Supervisionado IV, dos primeiro graduados (migrantes) em Historia a partir do novo curriculo
(2009), na perspectiva de compreendermos como esta se dando esse processo de forma9ao
superior. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores de história de CFP de Cajazeiras - PB (currículo de 2009). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This monograph deals with the formation history teacher CFP/UFCG city Cajazeiras- PB (CV
2009) by analyzing the reports produced by the first stage finish the course after class
curriculum change. The training of teachers in History CFP recently (2009) passed by a
reformulation, promoting several changes from the / Methodological, Theoretical practice
field, now having new goals will be achieved by training history teachers ; formed Professor /
Historian. Therefore, our objective is to analyze how this curriculum change helped produce
these graduates a new perception about the teaching of history or not. For this purpose the
curricula of 1979 and 2009 of the Federal University of Campina Grande and reports
Supervised IV, the first graduates (migrant) in History from the new curriculum (2009), from
the perspective of understanding how this is giving process of higher education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12869 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-19T21:18:02Z |
|
dc.date.available |
2020-05-19 |
|
dc.date.available |
2020-05-19T21:18:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Historia - formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - Training |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
History - Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FIGUEIREDO, Tamiris Isidório de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The formation of history teachers of CFP of Cajazeiras - PB (2009 curriculum). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Tamiris Isidório de. A formação de professores de historia do CFP de
Cajazeiras - PB (currículo de 2009). 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |