dc.creator.ID |
ANDRADE, M. A. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7806172261745671 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O curriculo oficial apresenta-se como instrumento que influencia na configuracao do processo
de ensino na Educajao Basica, desde a definicao das tematicas de ensino ate a organizacao
dos livros didaticos, sendo fundamental sua reflexao pelos professores de geografia em
formacao. Pensando essas questoes, empreendemos, nessa monografia, uma discussao sobre
os elementos metodologicos que norteiam o ensino de geografia a partir dos Parametros
Curriculares Nacionais publicados em 1998. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho,
esteve iigado a compreensao da proposta de ensino desta disciplina. Partindo do objetivo
definido, realizamos inicialmente uma breve contextualizacao historica e discussao sobre
algumas teorias relacionadas ao curriculo, tendo em vista debater sua influencia nos processos
de ensino. A partir disso, discutimos como os Parametros Curriculares Nacionais estao interrelacionados
com estas teorias curriculares apresentadas por Sacristan (2010), identificando a
proposta de organizayao do ensino a partir das pollticas curriculares elaboradas para o Estado
brasileiro na decada de 1990, a partir das relacoes da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao
de 1996. De posse dessas analises e do estabelecimento de um conjunto de criticas acerca do
processo de elaboracao e da configuragao do documento, apontamos a necessidade de
organizacao do curriculo elaborado em coopera?ao, como meio para promover um ensino
significativo que presa pelas relafoes cotidianas; pelas experiencias dos alunos; e que
considera os avan?os e problematicas existentes no contexto das escolas. E por fim, a partir da
analise da dimensao metodologica do documento direcionado a orientacao do ensino de
geografia no 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental, apontamos a forma como se organizam
algumas categorias geograficas; temas transversals; propostas interdisciplinares e os possfveis
avan90s na relacao Geografia fisica x Geografia humana. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The official curriculum is presented as a tool that influences the learning process in basic
Education setting , from the definition of thematic teaching to the organization of textbooks
and their critical reflection by teachers of geography in education. Thmking about these
questions, we undertook in this monograph, a discussion of the methodological elements that
guide the teaching o f geography from the National Curriculum Guidelines published in 1998 .
Accordingly, the primary goal of this work was connected to the understanding of the
proposed teacMng of this subject. Based on the defined objective, we initially performed a
brief historical overview and discussion o f some theories related to the curriculum, in order to
discuss their influence on teaching processes. From this, we discussed how the National
Curricular Parameters are interrelated with these curricular theories presented by Sacristan
(2010 ) , identifying the proposed organization o f learning from the developed to the Brazilian
State in the 1990 curriculum policies , the from the relations of the Law o f Guidelines and
Bases o f Education 1996 . based on this analysis and the establishment of a set of criticisms
about the preparation and the document setting process, pointing up the need for organization
of the curriculum developed in cooperation as a means to promote a significant education
bound by the everyday relationships; the experiences of the students; and considers that the
existing advances and problems in the context of schools. Finally, from the analysis of the
methodological dimension of the document directed the orientation of geography teaching in
the 3rd and 4th cycles of Basic Education, pointed out the way they organize some geographic
categories ; cross-cutting themes ; interdisciplinary proposals and possible advancements in
physical relationship x Geography Human Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12870 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-20T14:43:40Z |
|
dc.date.available |
2020-05-20 |
|
dc.date.available |
2020-05-20T14:43:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo- geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais- geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- metodologias do ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum- geography |
pt_BR |
dc.subject |
National Curriculum Parameters - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching methodologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The National Curriculum Parameters of geography: a methodological approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |