DSpace/Manakin Repository

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, M. A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7806172261745671 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O curriculo oficial apresenta-se como instrumento que influencia na configuracao do processo de ensino na Educajao Basica, desde a definicao das tematicas de ensino ate a organizacao dos livros didaticos, sendo fundamental sua reflexao pelos professores de geografia em formacao. Pensando essas questoes, empreendemos, nessa monografia, uma discussao sobre os elementos metodologicos que norteiam o ensino de geografia a partir dos Parametros Curriculares Nacionais publicados em 1998. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho, esteve iigado a compreensao da proposta de ensino desta disciplina. Partindo do objetivo definido, realizamos inicialmente uma breve contextualizacao historica e discussao sobre algumas teorias relacionadas ao curriculo, tendo em vista debater sua influencia nos processos de ensino. A partir disso, discutimos como os Parametros Curriculares Nacionais estao interrelacionados com estas teorias curriculares apresentadas por Sacristan (2010), identificando a proposta de organizayao do ensino a partir das pollticas curriculares elaboradas para o Estado brasileiro na decada de 1990, a partir das relacoes da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao de 1996. De posse dessas analises e do estabelecimento de um conjunto de criticas acerca do processo de elaboracao e da configuragao do documento, apontamos a necessidade de organizacao do curriculo elaborado em coopera?ao, como meio para promover um ensino significativo que presa pelas relafoes cotidianas; pelas experiencias dos alunos; e que considera os avan?os e problematicas existentes no contexto das escolas. E por fim, a partir da analise da dimensao metodologica do documento direcionado a orientacao do ensino de geografia no 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental, apontamos a forma como se organizam algumas categorias geograficas; temas transversals; propostas interdisciplinares e os possfveis avan90s na relacao Geografia fisica x Geografia humana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The official curriculum is presented as a tool that influences the learning process in basic Education setting , from the definition of thematic teaching to the organization of textbooks and their critical reflection by teachers of geography in education. Thmking about these questions, we undertook in this monograph, a discussion of the methodological elements that guide the teaching o f geography from the National Curriculum Guidelines published in 1998 . Accordingly, the primary goal of this work was connected to the understanding of the proposed teacMng of this subject. Based on the defined objective, we initially performed a brief historical overview and discussion o f some theories related to the curriculum, in order to discuss their influence on teaching processes. From this, we discussed how the National Curricular Parameters are interrelated with these curricular theories presented by Sacristan (2010 ) , identifying the proposed organization o f learning from the developed to the Brazilian State in the 1990 curriculum policies , the from the relations of the Law o f Guidelines and Bases o f Education 1996 . based on this analysis and the establishment of a set of criticisms about the preparation and the document setting process, pointing up the need for organization of the curriculum developed in cooperation as a means to promote a significant education bound by the everyday relationships; the experiences of the students; and considers that the existing advances and problems in the context of schools. Finally, from the analysis of the methodological dimension of the document directed the orientation of geography teaching in the 3rd and 4th cycles of Basic Education, pointed out the way they organize some geographic categories ; cross-cutting themes ; interdisciplinary proposals and possible advancements in physical relationship x Geography Human Geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12870
dc.date.accessioned 2020-05-20T14:43:40Z
dc.date.available 2020-05-20
dc.date.available 2020-05-20T14:43:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Currículo- geografia pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais- geografia pt_BR
dc.subject Geografia- metodologias do ensino pt_BR
dc.subject Curriculum- geography pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters - geography pt_BR
dc.subject Geography - teaching methodologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The National Curriculum Parameters of geography: a methodological approach. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta