dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Josué Pereira da |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho consiste era urn estudo sobre a abordagem e aplicacao do conceito de
Paisagem na Escola Municipal Jose Reis da cidade de Sousa-PB, a partir da aplicacao de 1
questionarios para o professor e outro para um conjunto de 20 alunos do 6° ano do Ensino
Fundamental. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliografico referente ao conceito de
paisagem dentro da Geografia. Abordamos tambem a Geografia no concerne a multiplicidade de
recursos didaticos para trabalha-la. Em seguida, foi feita uma breve caracterizacao da escola, do
Projeto Politico Pedagogico, alem do tratamento dado a paisagem no livro didatico, mais usado
pelo professor em sala de aula. Atraves do levantamento dos dados foi possivel perceber que na
maior parte dos casos analisados, o conceito de paisagem nao esta sendo trabalhado de forma
construtiva, pois os alunos pouco fazem uso desse conceito para interpretacao da realidade. Ficou
evidente que o livro didatico e o recurso mais utilizado em sala de aula pela professora, sendo
que a mesma, nao possui clareza conceitual da geografia e se limita a constantes comprovacoes
de desinteresse em relacao a qualidade dos recursos trabalhados e as reflex5es sobre o
procedimento de ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Análise da concepção do conceito de paisagem na geografia do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal José Reis, Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present work consists of a study on the approach and application of the concept of
Landscape at Escola Municipal Jose Reis in the city of Sousa-PB, from the application of 1
questionnaires for the teacher and another for a group of 20 6th year students
Fundamental. Initially, a bibliographic survey was made regarding the concept of
landscape within Geography. We also approach Geography with respect to the multiplicity of
didactic resources to work it. Then, a brief characterization of the school, the
Pedagogical Political Project, in addition to the treatment given to landscape in the textbook, most used
by the teacher in the classroom. Through the data survey it was possible to notice that in the
In most cases analyzed, the concept of landscape is not being
constructive, as students make little use of this concept for the interpretation of reality. Stayed
It is evident that the textbook is the most used resource in the classroom by the teacher, being
that it lacks conceptual clarity of geography and is limited to constant evidence
of disinterest in relation to the quality of the resources worked and the reflections on the
teaching-learning procedure. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12872 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-20T15:11:56Z |
|
dc.date.available |
2020-05-20 |
|
dc.date.available |
2020-05-20T15:11:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem-geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem- ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal José Reis- Sousa-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Landscape - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Landscape-geography |
pt_BR |
dc.subject |
Landscape - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
José Reis Municipal School- Sousa-PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Juliana Campos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the concept of landscape in the geography of the 6th year of elementary school, from Escola Municipal José Reis, Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Juliana Campos de. Análise da concepção do ensino de paisagem na geografia do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Josué Reis, Sousa-PB. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |