DSpace/Manakin Repository

Análise da concepção do conceito de paisagem na geografia do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal José Reis, Sousa-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Josué Pereira da
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee2 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.description.resumo O presente trabalho consiste era urn estudo sobre a abordagem e aplicacao do conceito de Paisagem na Escola Municipal Jose Reis da cidade de Sousa-PB, a partir da aplicacao de 1 questionarios para o professor e outro para um conjunto de 20 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliografico referente ao conceito de paisagem dentro da Geografia. Abordamos tambem a Geografia no concerne a multiplicidade de recursos didaticos para trabalha-la. Em seguida, foi feita uma breve caracterizacao da escola, do Projeto Politico Pedagogico, alem do tratamento dado a paisagem no livro didatico, mais usado pelo professor em sala de aula. Atraves do levantamento dos dados foi possivel perceber que na maior parte dos casos analisados, o conceito de paisagem nao esta sendo trabalhado de forma construtiva, pois os alunos pouco fazem uso desse conceito para interpretacao da realidade. Ficou evidente que o livro didatico e o recurso mais utilizado em sala de aula pela professora, sendo que a mesma, nao possui clareza conceitual da geografia e se limita a constantes comprovacoes de desinteresse em relacao a qualidade dos recursos trabalhados e as reflex5es sobre o procedimento de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title Análise da concepção do conceito de paisagem na geografia do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal José Reis, Sousa-PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present work consists of a study on the approach and application of the concept of Landscape at Escola Municipal Jose Reis in the city of Sousa-PB, from the application of 1 questionnaires for the teacher and another for a group of 20 6th year students Fundamental. Initially, a bibliographic survey was made regarding the concept of landscape within Geography. We also approach Geography with respect to the multiplicity of didactic resources to work it. Then, a brief characterization of the school, the Pedagogical Political Project, in addition to the treatment given to landscape in the textbook, most used by the teacher in the classroom. Through the data survey it was possible to notice that in the In most cases analyzed, the concept of landscape is not being constructive, as students make little use of this concept for the interpretation of reality. Stayed It is evident that the textbook is the most used resource in the classroom by the teacher, being that it lacks conceptual clarity of geography and is limited to constant evidence of disinterest in relation to the quality of the resources worked and the reflections on the teaching-learning procedure. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12872
dc.date.accessioned 2020-05-20T15:11:56Z
dc.date.available 2020-05-20
dc.date.available 2020-05-20T15:11:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Paisagem - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Paisagem-geografia pt_BR
dc.subject Paisagem- ensino fundamental pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Reis- Sousa-PB pt_BR
dc.subject Landscape - study and teaching pt_BR
dc.subject Landscape-geography pt_BR
dc.subject Landscape - elementary school pt_BR
dc.subject José Reis Municipal School- Sousa-PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Juliana Campos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the concept of landscape in the geography of the 6th year of elementary school, from Escola Municipal José Reis, Sousa-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Juliana Campos de. Análise da concepção do ensino de paisagem na geografia do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Josué Reis, Sousa-PB. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta