dc.contributor.advisor1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRANDÃO, M. H. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3507648411661961http://lattes.cnpq.br/3507648411661961v |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
ANGELO, Maria Deusia Lima. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
ANGELO, M. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4336008942821189 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Henaldo Moraes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de
diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os
alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas,
nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos,
em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as
possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos
conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de
uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e
elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de
Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao
demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como
recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de
diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na
explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a
participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em
confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual,
atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que
pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de
ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The use of modern teaching resources has been increasingly common in the teaching of
different disciplines, with the objective of stimulating learning and involving
students actively in the construction of knowledge. Technological innovations,
in this sense, they can greatly favor the differentiated approach to content,
especially in Geography classes. This work aims to analyze the
possibilities of using music in the teaching-learning process of students
Geography content, focusing on the 9th grade of elementary school, starting from
bibliographic research and qualitatively addressing interpretation and
elaboration of a methodological proposal based on Parabolicamara music,
Gilberto Gil. Through bibliographic survey and critical analysis, are
demonstrated the possibilities and advantages of using music as
didactic resource in Geography classes, considering that many songs of
several national artists address themes that can perfectly assist in the
explanation of Geography content, as well as in stimulating students to
actively participate in classes. The analysis of Parabolicamara music, in
confrontation with the technological transformations that characterize the current context,
attests to its possible use for the teaching of globalization content, which
can be applied in the 9th grade of elementary school as a methodological proposal of
teaching.
|
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-20T15:31:40Z |
|
dc.date.available |
2020-05-20 |
|
dc.date.available |
2020-05-20T15:31:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Música- aulas de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem- música- geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Música- ensino fundamental- geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Music- geography classes |
pt_BR |
dc.subject |
Learning- music- geography |
pt_BR |
dc.subject |
Music- elementary school- geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
JOSUÉ, Jessé Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of music in geography classes in elementary school: studying the theme of globalization in the 9th grade. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |