DSpace/Manakin Repository

A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BRANDÃO, M. H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3507648411661961http://lattes.cnpq.br/3507648411661961v pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ANGELO, Maria Deusia Lima.
dc.contributor.advisor-co1ID ANGELO, M. D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4336008942821189 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Henaldo Moraes.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas, nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos, em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual, atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The use of modern teaching resources has been increasingly common in the teaching of different disciplines, with the objective of stimulating learning and involving students actively in the construction of knowledge. Technological innovations, in this sense, they can greatly favor the differentiated approach to content, especially in Geography classes. This work aims to analyze the possibilities of using music in the teaching-learning process of students Geography content, focusing on the 9th grade of elementary school, starting from bibliographic research and qualitatively addressing interpretation and elaboration of a methodological proposal based on Parabolicamara music, Gilberto Gil. Through bibliographic survey and critical analysis, are demonstrated the possibilities and advantages of using music as didactic resource in Geography classes, considering that many songs of several national artists address themes that can perfectly assist in the explanation of Geography content, as well as in stimulating students to actively participate in classes. The analysis of Parabolicamara music, in confrontation with the technological transformations that characterize the current context, attests to its possible use for the teaching of globalization content, which can be applied in the 9th grade of elementary school as a methodological proposal of teaching.   pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873
dc.date.accessioned 2020-05-20T15:31:40Z
dc.date.available 2020-05-20
dc.date.available 2020-05-20T15:31:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia- estudo e ensino pt_BR
dc.subject Música- aulas de geografia pt_BR
dc.subject Aprendizagem- música- geografia pt_BR
dc.subject Música- ensino fundamental- geografia pt_BR
dc.subject Geography - study and teaching pt_BR
dc.subject Music- geography classes pt_BR
dc.subject Learning- music- geography pt_BR
dc.subject Music- elementary school- geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JOSUÉ, Jessé Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of music in geography classes in elementary school: studying the theme of globalization in the 9th grade. pt_BR
dc.identifier.citation JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta