dc.creator.ID |
ALMEIDA, G. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8477638338552751 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Francisco Augusto de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa apresenta como processo de Educacao Ambiental e abordado na pratica de
ensino de geografia pelos professores do ensino basico de Cajazeiras- PB. Atraves da
aplicacao de um questionario com uma amostra de professores tanto da rede publica como
privada de ensino basico, chegamos a constatar, apos a analise de suas observa9oes, que todos
veem a EA com grande relevancia dentro do processo de ensino-aprendizagem e que suas
praticas envolvem metodologias e ferramentas que fogem da aula convencional e enfadonha
de geografia, muito embora ainda sejam presente algumas metodologias tradicionais.
Percebemos que as concepcoes de EA expressadas pelos educadores carregam principios
importantes que se fazem presentes em sua caracterizacao, contudo, apontam um discurso
"ingenuo-romantico", responsabilizando o homem e nao a sociedade como um todo pelos
danos causados ao meio. Atraves disso revela-se a fragilidade teorica em sua pratica. Enfim,
que esse estudo fa9a-se refletir essa pratica de ensino em geografia bem como a incorpora9ao
da EA na mesma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo diagnóstico da educação ambiental na prática do ensino de geografia em Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-11-13 |
|
dc.description.abstract |
This research presents the process of environmental education as it is treated by primary
school teachers in Cajazeiras (PB) in teaching Geography. Through the submission of a
questionnaire to a sample of primary school teachers belonging to both public and private
basic education and after an analysis o f their speeches, it was proved that everybody consider
EE as strongly relevant with regard to the teaching/learning process and that its practices
involve methodologies and tools fleeing from conventional and somewhat boring geography
lessons, though maintaining some traditional elements. It was also noticed that teachers'
conceptions of EE carry important principles which are still present in its characterization,
though appointing to a more "naive-romantic" speech, since the Man, and not society as a
whole, is named responsible for the damages caused to the environment. Altogether, this
proves the theoretical fragility that is hidden behind the real practice. Finally, this study serves
the purpose of stimulating reflections on the practice of teaching Geography and on the
incorporation of EE in it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12882 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-21T17:48:01Z |
|
dc.date.available |
2020-05-21 |
|
dc.date.available |
2020-05-21T17:48:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
|
dc.subject |
Teaching practice |
|
dc.subject |
Geografia escolar |
|
dc.subject |
Environment |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Graziele Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A diagnostic study of environmental education in the practice of teaching geography in Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Graziele Ferreira de. Um estudo diagnóstico da educação ambiental na prática do ensino de Geografia em Cajazeiras-PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |