DSpace/Manakin Repository

Um estudo diagnóstico da educação ambiental na prática do ensino de geografia em Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8477638338552751 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Francisco Augusto de.
dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta como processo de Educacao Ambiental e abordado na pratica de ensino de geografia pelos professores do ensino basico de Cajazeiras- PB. Atraves da aplicacao de um questionario com uma amostra de professores tanto da rede publica como privada de ensino basico, chegamos a constatar, apos a analise de suas observa9oes, que todos veem a EA com grande relevancia dentro do processo de ensino-aprendizagem e que suas praticas envolvem metodologias e ferramentas que fogem da aula convencional e enfadonha de geografia, muito embora ainda sejam presente algumas metodologias tradicionais. Percebemos que as concepcoes de EA expressadas pelos educadores carregam principios importantes que se fazem presentes em sua caracterizacao, contudo, apontam um discurso "ingenuo-romantico", responsabilizando o homem e nao a sociedade como um todo pelos danos causados ao meio. Atraves disso revela-se a fragilidade teorica em sua pratica. Enfim, que esse estudo fa9a-se refletir essa pratica de ensino em geografia bem como a incorpora9ao da EA na mesma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title Um estudo diagnóstico da educação ambiental na prática do ensino de geografia em Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2012-11-13
dc.description.abstract This research presents the process of environmental education as it is treated by primary school teachers in Cajazeiras (PB) in teaching Geography. Through the submission of a questionnaire to a sample of primary school teachers belonging to both public and private basic education and after an analysis o f their speeches, it was proved that everybody consider EE as strongly relevant with regard to the teaching/learning process and that its practices involve methodologies and tools fleeing from conventional and somewhat boring geography lessons, though maintaining some traditional elements. It was also noticed that teachers' conceptions of EE carry important principles which are still present in its characterization, though appointing to a more "naive-romantic" speech, since the Man, and not society as a whole, is named responsible for the damages caused to the environment. Altogether, this proves the theoretical fragility that is hidden behind the real practice. Finally, this study serves the purpose of stimulating reflections on the practice of teaching Geography and on the incorporation of EE in it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12882
dc.date.accessioned 2020-05-21T17:48:01Z
dc.date.available 2020-05-21
dc.date.available 2020-05-21T17:48:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Environmental education
dc.subject Teaching practice
dc.subject Geografia escolar
dc.subject Environment
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Graziele Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A diagnostic study of environmental education in the practice of teaching geography in Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Graziele Ferreira de. Um estudo diagnóstico da educação ambiental na prática do ensino de Geografia em Cajazeiras-PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta