DSpace/Manakin Repository

A avaliação do ensino na escola pública: mecanismo de inclusão ou exclusão.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta e analisa o delineamento da problemática relacionada a avaliação do cotidiano escolar, às especificidades , dificuldades, impasses e perspectivas que caracterizam tanto a compreensão dos docentes a cerca da avaliação, quanto mais especificamente sob a operacionalização da avaliação em diferentes alunos respeitando as diferenças. Escolhemos trabalhar avaliação por ser um assunto bastante instigador para nós, sobretudo em uma sociedade pós-moderna onde a pedagogia exige uma postura moderna e geralmente se d define resistente à inovação e a educação é vista como uma estratégia de transformação social. Construímos o nosso trabalho investigando quais os métodos e instrumentos de avaliação aplicados pelas professoras da escola pública; indignado sobre o efeito da avaliação na formação dos alunos e ainda pesquisando o que as professoras compreendiam por finalidades da avaliação. Realizamos um trabalho crítico onde discutimos a avaliação da aprendizagem dentro de um contexto educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A avaliação do ensino na escola pública: mecanismo de inclusão ou exclusão. pt_BR
dc.date.issued 2003
dc.description.abstract This work presents and analyzes the delineation of the problem related to the evaluation of school daily life, to the specificities, difficulties, impasses and perspectives that characterize both the understanding of teachers about the evaluation, and more specifically under the operationalization of the evaluation in different students, respecting the differences . We chose to work on evaluation because it is a very exciting subject for us, especially in a postmodern society where pedagogy requires a modern stance and is generally defined as resistant to innovation and education is seen as a strategy for social transformation. We built our work by investigating which methods and assessment tools are applied by public school teachers; indignant about the effect of evaluation on the training of students and still researching what teachers understood for the purposes of evaluation. We carry out a critical work where we discuss the assessment of learning within an educational context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12888
dc.date.accessioned 2020-05-26T18:26:55Z
dc.date.available 2020-05-26
dc.date.available 2020-05-26T18:26:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Ensino público pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Public education pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROGA, Leila Sucupira de.
dc.creator OLIVEIRA, Vitória Raquel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The evaluation of teaching in public schools: mechanism of inclusion or exclusion. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROGA, Leila Sucupira de; OLIVEIRA, Vitória Raquel de. A avaliação do ensino na escola pública: mecanismo de inclusão ou exclusão. 2003. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2003. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta