Repositorio Dspace/Manakin

O ensino de sociologia na escola pública de João Pessoa: formação docente e estratégias didáticas.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID RODRIGUES, G. T. M. pt_BR
dc.creator.ID DA SILVA, LUCIANO. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3320827109709052 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Silva, Luciano da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Luciano da. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DA SILVA, LUCIANO. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5841281179857631 pt_BR
dc.contributor.referee1 Oliveira, Tania Regia Filgueiras de
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, T. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8611716751922688 pt_BR
dc.contributor.referee2 Oosterhout, Maria da Conceição Mariano Cardoso van
dc.contributor.referee2ID OOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso van. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4316539311938413 pt_BR
dc.description.resumo A presente Dissertação aborda o Ensino de Sociologia em escolas públicas estaduais no município de João Pessoa/PB. No decorrer deste trabalho foram analisados os principais desafios que os docentes enfrentam em seu cotidiano nas escolas, com ênfase para o desenvolvimento da prática pedagógica, os recursos e estratégias didáticas utilizadas, com destaque para o Livro Didático, a formação docente, a relação professor-aluno e a opinião dos discentes sobre a disciplina de Sociologia. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica a partir de autores que se debruçam sobre o Ensino de Sociologia, como também de documentos oficiais a fim de respaldar o percurso da disciplina até sua entrada nos currículos oficiais do Ensino Médio brasileiro, assim como nas novas determinações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho destacamos um capítulo propositivo com reflexões, a partir de referenciais teóricos e da observação efetuada nas escolas-campo, voltadas para o aperfeiçoamento do fazer docente e, consequentemente, para a melhoria do aprendizado dos alunos. Esta pesquisa objetiva retratar e analisar como o Ensino de Sociologia vem se legitimando nas escolas e as perspectivas sobre a sua continuidade no currículo brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title O ensino de sociologia na escola pública de João Pessoa: formação docente e estratégias didáticas. pt_BR
dc.date.issued 2020-04-21
dc.description.abstract This dissertation addresses the teaching of Sociology in state public schools in the city of João Pessoa/PB. In the course of this work, the main challenges that teachers face in their daily lives in schools were analyzed, with emphasis on the development of pedagogical practice, the resources and didactic strategies used, with emphasis on the Didactic Book, the teacher training, the teacher-teacher relationship student and the opinion of students about the discipline of Sociology. Initially, a bibliographic research was carried out from authors who focus on the Teaching of Sociology, as well as from official documents in order to support the course of the discipline until its entry in the official curricula of Brazilian High School, as well as in the new determinations brought by the National Common Curricular Base. In this work, we highlight a propositional chapter with reflections, based on theoretical references and the observation carried out in the field schools, aimed at improving the teaching profession and, consequently, improving the students' learning. This research aims to portray and analyze how the Teaching of Sociology has been legitimized in schools and the perspectives on its continuity in the Brazilian curriculum. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12889
dc.date.accessioned 2020-05-26T22:42:31Z
dc.date.available 2020-05-26
dc.date.available 2020-05-26T22:42:31Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia - Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia - Escolas Públicas pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Perfil do Professor de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociology - Study and Teaching pt_BR
dc.subject Teaching of Sociology - Public Schools pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Sociology Professor Profile pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Grygena Targino Moreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sociology teaching at João Pessoa public school: teacher training and didactic strategies. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, G. T. M.. O ensino de sociologia na escola pública de João Pessoa: formação docente e estratégias didáticas. 2020. 126 f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2020. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta