DSpace Repository

Teoria das filas: análise do serviço em uma pizzaria.

Show simple item record

dc.creator.ID SILVA, F. A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8272379881934119 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, M. C. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8314910448343996 pt_BR
dc.contributor.referee1 COUTINHO, Walton Pereira.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Elaine Gonçalves Soares de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2019.tccmon.silva3
dc.description.resumo Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado, passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado, que esta cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho de um sistema em estudo. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema, e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo propôs a contratação de um motoboy e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário três é o mais adequado para organização, ou seja, a melhoria dos processos de entrega. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Teoria das filas: análise do serviço em uma pizzaria. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-03
dc.description.abstract Providing a quality service in the right time it has become a necessity for the companies to stay in the market which is increasingly more competitive and with more demanding costumers. In this context, Queuing Theory is inserted as a decision making helping tool, through the analysis of the developing of a system under study. Thus, the present work aimed to apply the queuing theory in the delivery service of a pizzeria, located in the city of Sumé, Paraíba. For this, it was collected the times between the incoming of the orders at the system and the time of service, determined the probability distributions and calculated the performance measures of the system. Then, three scenarios were analyzed: the first one related to the current situation, the second one proposed to hire a deliveryman, and the third considered the minimization of mistakes in the process. After the analysis, it was observed that the third scenario is the most suitable for organization, providing an improvement of the delivering process. To achieve this last scenario, quality tools were used to determine the causes, prioritize the problems and determine the action plan. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12890
dc.date.accessioned 2020-05-27T14:44:13Z
dc.date.available 2020-05-27
dc.date.available 2020-05-27T14:44:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Teoria das filas pt_BR
dc.subject Medidas de desempenho pt_BR
dc.subject Pizzaria pt_BR
dc.subject Delivery pt_BR
dc.subject Sistema de filas pt_BR
dc.subject Queuing theory pt_BR
dc.subject Performance measures pt_BR
dc.subject Pizzeria pt_BR
dc.subject Delivery pt_BR
dc.subject Queuing system pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Felipe Alves Mendes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Queuing theorie: service analysis in a pizzeria. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Felipe Alves da. Teoria das filas: análise do serviço em uma pizzaria. 2019. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12890 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account