DSpace/Manakin Repository

Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. L. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2375450869535611 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee1 SIQUEIRA, Antônio Jorge de.
dc.contributor.referee2 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva3
dc.description.resumo A pesquisa teve como objetivo compreender a formação dos professores de sociologia do ensino médio do Cariri paraibano a partir de suas trajetórias. Para tanto, foi feita uma breve apresentação do retorno da sociologia ao currículo do ensino médio e de que forma isso implicou na formação inicial dos licenciados em sociologia. A partir dessa discussão geral, relato minha trajetória de vida com o objetivo de fazer uma interface entre ela e o processo de formação escolar, acadêmica e profissional, de forma que, nesse contexto, o objeto de pesquisa se delineia. A questão que se coloca é pensar de que forma tem se construído e se constituído o processo de formação dos professores de sociologia do ensino médio no Cariri paraibano. Trata-se de um estudo de caso  pesquisa exploratória  com uma abordagem qualitativa, mas que não dispensou os dados quantitativos. A coleta dos dados se deu através de instrumentos – mais ou menos – estruturados, tais como entrevistas semiestruturadas e questionários, em diferentes momentos e em situações diversificadas. Também foram feitas análises dos documentos oficiais, como as Diretrizes Educacionais do Estado da Paraíba e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais os professores trabalham. A partir do aporte teórico de Bourdieu e de sua teoria da prática, os conceitos de habitus, illusio e campo social foram mobilizados para pensar as trajetórias dos agentes. Utilizou-se, assim, o método (auto)biográfico para abordar os elementos biográficos e as trajetórias dos professores do ensino médio. Foi possível perceber que as trajetórias de vida dos professores foram marcadas por muitas dificuldades. Algumas poderiam ser consideradas narrativas improváveis, mas, com os incentivos da família e as mediações institucionais, alcançaram êxito e longevidade escolar, gerando professores do ensino médio. Devido à falta de formação continuada e às dificuldades decorrentes da escassez de recursos didático-pedagógicos, o processo formativo dos professores se constrói cotidianamente no “chão da sala de aula”, a partir de suas próprias práticas pedagógicas, em um processo de autoformação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-08
dc.description.abstract The research aimed to comprehend the formation of high school sociology teachers in Cariri – Paraíba, from their trajectories. For that, a brief presentation was made about the return of sociology to the high school curriculum and how this implied the initial training of graduates in sociology. From this general discussion, I report my life trajectory with the objective of making an interface between my trajectory and the school, academic and professional formation process. It is in this context that the research object is outlined. The question proposed is to think: how has the process of training high school sociology teachers in Cariri – Paraíba been constructed and constituted? This is a case study – an exploratory research – which took a qualitative approach but did not dismiss the quantitative data. Data collection took place through instruments – more or less – structured, such as semi-structured interviews and questionnaires, at different times and in various situations. Analyzes of official documents were also carried out, like the educational guidelines of the State of Paraíba, as well as the Political Pedagogical Projects of the schools in which the teachers work. From Bourdieu's theoretical contribution and his theory of practice, the concepts of habitus, illusio and social field were mobilized to think about the agents' trajectories. This way, the (auto)biographical method was used to address the biographical elements and the trajectories of high school teachers. It was possible to notice that the teachers' life trajectories were marked by many difficulties. Some of them could be considered as improbable narratives, but which, with family incentives and institutional mediations, achieved success and school longevity, becoming high school teachers. Due to the lack of continuing education and the difficulties arising from the scarcity of didactic-pedagogical resources, the teachers' training process is built daily on the “classroom floor” from their own pedagogical practices, in a self-training process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
dc.date.accessioned 2020-05-29T12:41:31Z
dc.date.available 2020-05-29
dc.date.available 2020-05-29T12:41:31Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Ensino médio - sociologia pt_BR
dc.subject Formação docente - sociologia pt_BR
dc.subject Professores de sociologia pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - high school pt_BR
dc.subject Sociology teaching methodologies pt_BR
dc.subject Teacher training - sociology pt_BR
dc.subject Sociology professors pt_BR
dc.subject Professeurs de sociologie pt_BR
dc.subject Lycée - Sociologie pt_BR
dc.subject Méthodologies d'enseignement de la sociologie pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Trajetórias docentes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Trajectories and practices of high school sociology teachers from Cariri Paraibano - Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Antonio LIndonberto Batista da. Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano. 2020. 124f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta