dc.creator.ID |
SIQUEIRA, D. F. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7022178071872701 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Rozenval de Almeida e. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.siqueira |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho trata-se da elaboração de um Guia Pedagógico denominado
Cinema e Sociedade, o qual tem intenção de indicar aos professores da disciplina
sociologia do ensino médio possibilidades de utilização do cinema como recurso
pedagógico. Optou-se por fundamentar teoricamente o Guia Pedagógico Cinema e
Sociedade considerando as reflexões de Michael Young sobre o conceito de
Conhecimento Poderoso, nas considerações de Karl Mannheim sobre a teoria da
sociologia do conhecimento e nas reflexões de Florestan Fernandes sobre a
importância da sociologia na escola média brasileira. Em relação a metodologia, tratase
de pesquisa exploratória, visando a produção de material pedagógico. Para
execução, foram utilizadas pesquisa bibliográfica a partir de consultas em livros,
artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos. Para a elaboração da estrutura
do Guia Pedagógico Cinema e Sociedade foram analisados os livros do PNLD 2018-
2020 com relação aos conteúdos e as indicações cinematográficas. Após esta análise
houve a definição das obras que compõe o guia. Assim, o Guia Pedagógico Cinema
e Sociedade, ao longo de 21 módulos, apresenta análises dos filmes, reflexões
sociológicas sobre o filme, exposição das escolas cinematográficas e dos aspectos
técnicos e metodológicos da cinematografia, além de uma série de sequências
didáticas. Por fim, salientamos que o Guia pedagógico não pretende ditar de maneira
rígida uma única forma de utilizar o cinema nas aulas de sociologia, na verdade ele
se apresenta como reflexão e como possiblidade de ampliação dos horizontes
pedagógicos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Cinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-04-30 |
|
dc.description.abstract |
The present capstone is about the creation of a Pedagogic Guide named Cinema and
Society and its intention is to show teachers of sociology class during High School the
possibilities of using the art of cinema as a pedagogic resource. The Cinema and
Society Pedagogic Guide is based on the knowledge of Michael Young about the
concept of Powerful Knowledge; also, is based on the considerations of Karl Mannheim
about the theory of sociology knowledge and on the conclusions of Florestan
Fernandes about the importance of the sociology at Brazilian High School. The
methodology used on this capstone is exploratory research resulting in a creation of a
pedagogic material. Regarding the execution, it was used biographic research on
books, scientific articles, magazines and websites. The books of PNLD 2018-2020
were analyzed regarding the content and cinematography to build the structural
creation for the Cinema and Society Pedagogic Guide. After all these analyses it was
decided what content would be part of the guide itself. Thus, the Cinema and Society
Pedagogic Guide is compound of 21 modules and its content are the analyses of
movies and its sociologic reflections, exhibition of cinematographic schools and the
technical and methodological aspects of cinematography. As a conclusion, we don’t
intent to make the Cinema and Society Pedagogic Guide the only exclusive way to use
the art of the cinema at Sociology courses, actually, the purpose is to bring up more
reflation and more possibilities for the pedagogic teaching method. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-02T13:34:04Z |
|
dc.date.available |
2020-06-02 |
|
dc.date.available |
2020-06-02T13:34:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia – Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias de ensino de sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Guia pedagógico – cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Teaching - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology teaching methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and sociology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and education |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resource |
pt_BR |
dc.subject |
Educational guide - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and society |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SIQUEIRA, Daniella Florencio Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cinema and society: a pedagogical guide for the teaching of sociology in Brazilian secondary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SIQUEIRA, Daniella Florencio Pereira. Cinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira. 2020. 228f.
Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908 |
pt_BR |