DSpace/Manakin Repository

Cinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SIQUEIRA, D. F. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7022178071872701 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.siqueira
dc.description.resumo O presente trabalho trata-se da elaboração de um Guia Pedagógico denominado Cinema e Sociedade, o qual tem intenção de indicar aos professores da disciplina sociologia do ensino médio possibilidades de utilização do cinema como recurso pedagógico. Optou-se por fundamentar teoricamente o Guia Pedagógico Cinema e Sociedade considerando as reflexões de Michael Young sobre o conceito de Conhecimento Poderoso, nas considerações de Karl Mannheim sobre a teoria da sociologia do conhecimento e nas reflexões de Florestan Fernandes sobre a importância da sociologia na escola média brasileira. Em relação a metodologia, tratase de pesquisa exploratória, visando a produção de material pedagógico. Para execução, foram utilizadas pesquisa bibliográfica a partir de consultas em livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos. Para a elaboração da estrutura do Guia Pedagógico Cinema e Sociedade foram analisados os livros do PNLD 2018- 2020 com relação aos conteúdos e as indicações cinematográficas. Após esta análise houve a definição das obras que compõe o guia. Assim, o Guia Pedagógico Cinema e Sociedade, ao longo de 21 módulos, apresenta análises dos filmes, reflexões sociológicas sobre o filme, exposição das escolas cinematográficas e dos aspectos técnicos e metodológicos da cinematografia, além de uma série de sequências didáticas. Por fim, salientamos que o Guia pedagógico não pretende ditar de maneira rígida uma única forma de utilizar o cinema nas aulas de sociologia, na verdade ele se apresenta como reflexão e como possiblidade de ampliação dos horizontes pedagógicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Cinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira. pt_BR
dc.date.issued 2020-04-30
dc.description.abstract The present capstone is about the creation of a Pedagogic Guide named Cinema and Society and its intention is to show teachers of sociology class during High School the possibilities of using the art of cinema as a pedagogic resource. The Cinema and Society Pedagogic Guide is based on the knowledge of Michael Young about the concept of Powerful Knowledge; also, is based on the considerations of Karl Mannheim about the theory of sociology knowledge and on the conclusions of Florestan Fernandes about the importance of the sociology at Brazilian High School. The methodology used on this capstone is exploratory research resulting in a creation of a pedagogic material. Regarding the execution, it was used biographic research on books, scientific articles, magazines and websites. The books of PNLD 2018-2020 were analyzed regarding the content and cinematography to build the structural creation for the Cinema and Society Pedagogic Guide. After all these analyses it was decided what content would be part of the guide itself. Thus, the Cinema and Society Pedagogic Guide is compound of 21 modules and its content are the analyses of movies and its sociologic reflections, exhibition of cinematographic schools and the technical and methodological aspects of cinematography. As a conclusion, we don’t intent to make the Cinema and Society Pedagogic Guide the only exclusive way to use the art of the cinema at Sociology courses, actually, the purpose is to bring up more reflation and more possibilities for the pedagogic teaching method. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908
dc.date.accessioned 2020-06-02T13:34:04Z
dc.date.available 2020-06-02
dc.date.available 2020-06-02T13:34:04Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Cinema e ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia e cinema pt_BR
dc.subject Cinema e educação pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Guia pedagógico – cinema pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Cinema e sociedade pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject Sociology teaching methodologies pt_BR
dc.subject Cinema and sociology teaching pt_BR
dc.subject Sociology and cinema pt_BR
dc.subject Cinema and education pt_BR
dc.subject Didactic resource pt_BR
dc.subject Educational guide - cinema pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Cinema and society pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SIQUEIRA, Daniella Florencio Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cinema and society: a pedagogical guide for the teaching of sociology in Brazilian secondary school. pt_BR
dc.identifier.citation SIQUEIRA, Daniella Florencio Pereira. Cinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira. 2020. 228f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta