dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, A. L. M. M. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
|
dc.description.resumo |
A indisciplina escolar e um fenomeno suscetivel a muitas interpretagpes e amplamente
divulgado no contexto escolar por alguns profissionais da educacao como um dos fatores
condicionantes para o baixo fndice de aprendizagem apreendido pelos alunos nas escolas.
Diante da complexidade que envolve essa tematica, desenvolvemos o presente estudo com
seis professores da T e 8a series e doze alunos da 8a serie do ensino fundamental da Escola
Estadual Batista Leite. Iniciamos nossa pesquisa a partir de depoimentos dos professores
que alegam ser a indisciplina um fenomeno que interfere na construcao do conhecimento e
no desempenho dos papeis sociais vividos na escola pelo professor, aluno, famflia e
sociedade. No decorrer da pesquisa, nos debrugamos em algumas teorias sobre o
(in)disciplinamento dos corpos, bem como trabalhamos os conceitos atribuidas a
(in)disciplina pelos teoricos e profissionais da educacao. Para a coleta de dados que
subsidiaram nosso trabalho foram realizados encontros com o universo da pesquisa quando
foram aplicados questionarios e discutidos textos relacionados ao fenomeno da
indisciplina. Com base nesse estudo, comparamos e analisamos o exercicio da autoridade
do professor em sala de aula; de que forma o poder se instaura no espaco escolar; quais as
reaeoes do aluno diante do poder disciplinar; estabelecemos relacoes entre a funcao da
escola no contexto social e as expectativas construidas pelos alunos, suas famflias e
sociedade; e constatamos que, embora a indisciplina seja considerada pelo publico alvo da
nossa pesquisa como um fator condicionante para o processo ensino-aprendizagem, a nossa
investigacao nos revelou que no universo pesquisado existem alunos indisciplinados que
aprendem e alunos disciplinados que nao conseguem aprender e que o contexto escolar
onde a pesquisa se desenvolveu esta permeado de discursos e posturas contraditorias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.description.abstract |
School indiscipline is a phenomenon susceptible to many interpretations and widely
disseminated in the school context by some education professionals as one of the factors
conditions for the low learning index apprehended by students in schools.
In view of the complexity involved in this topic, we developed the present study with
six T and 8th grade teachers and twelve 8th grade elementary school students
Batista Leite State. We started our research based on testimonials from teachers
who claim that indiscipline is a phenomenon that interferes with the construction of knowledge and
the performance of the social roles experienced at school by the teacher, student, family and
society. In the course of the research, we discussed some theories about the
(in) disciplining bodies, as well as working on the concepts attributed to
(in) discipline by educational theorists and professionals. For data collection that
subsidized our work, meetings were held with the research universe when
questionnaires were applied and texts related to the phenomenon of
indiscipline. Based on this study, we compare and analyze the exercise of authority
the teacher in the classroom; how power is established in the school space; which
student's reactions to disciplinary power; we established relationships between the role of
school in the social context and the expectations built by the students, their families and
society; and we found that, although indiscipline is considered by the target audience of
our research as a conditioning factor for the teaching-learning process, our
investigation revealed that in the universe researched there are undisciplined students who
learn and disciplined students who cannot learn and the school context
where research has developed, it is permeated with contradictory discourses and postures. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12913 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-02T20:30:42Z |
|
dc.date.available |
2020-06-02 |
|
dc.date.available |
2020-06-02T20:30:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
School indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Givanilda da. |
|
dc.creator |
SILVA, Sandra Isabel Sales da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Indiscipline at school and its relationship with learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Givanilda da.; SILVA, Sandra Izabel Sales da. A indisciplina na escola e sua relação com a aprendizagem. 2005. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
pt_BR |