dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, A. L. M. M. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
|
dc.description.resumo |
Este estudo objetivou analisar as perspectivas dos professores sobre o processo de
leitura em sala de aula. O universo de pesquisa correspondeu cinco professores da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sa, da cidade de Sao Jose da Lagoa
Tapada - PB. A pesquisa teve um carater exploratorio com base numa abordagem
quantitativa-qualitativa. Utilizamos como recurso para coleta de dados o questionario
contendo perguntas abertas e fechadas. Alem disso, o trabalho oportunizou reunioes de
estudos com os professores sobre o processo de ensino da Leitura Constatamos com esse
estudo que os docentes demonstraram fundamentacao teorica sobre o tenia, porem ainda
sentem dificuldades no processo de ensino aprendizagem da leitura na escola, uma vez que os
mesmos afirmaram desenvolver de forma nao satisfatoria o ensino destas habilidades em
consciencia de algumas dificuldades encontradas na escola, tais como: % falta de material
didatico e ambiente propicio para o desenvolvimento desse processo. Portanto, proporcionar o
gosto e o prazer de ler no individuo, continua sendo ainda, um dos multiplos desafios
enfrentados pelas escolas. Desta forma, trabalhamos a tematica leitura, visando proporcionar
praticas espontaneas e eficientes, estimulando uma aprendizagem satisfatoria, promovendo
assim, a formacao de leitores conscientes, criticos e participativos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to analyze the perspectives of teachers on the process of
classroom reading. The research universe corresponded to five teachers from the School
Municipal Elementary School Celestino Gomes de Sa, from the city of Sao Jose da Lagoa
Tapada - PB. The research had an exploratory character based on an approach
quantitative-qualitative. We use the questionnaire as a resource for data collection
containing open and closed questions. In addition, the work provided opportunities for
studies with teachers on the process of teaching Reading We see with this
study that the teachers demonstrated theoretical foundation on the tenia, however still
experience difficulties in the teaching-learning process of reading at school, since students
said that they did not develop the teaching of these skills in a
awareness of some difficulties encountered at school, such as:% lack of material
didactic and favorable environment for the development of this process. Therefore, providing the
taste and pleasure of reading in the individual, still remains, one of the multiple challenges
faced by schools. In this way, we work on thematic reading, aiming to provide
spontaneous and efficient practices, stimulating satisfactory learning, promoting
thus, the training of conscious, critical and participatory readers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12914 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-02T20:58:14Z |
|
dc.date.available |
2020-06-02 |
|
dc.date.available |
2020-06-02T20:58:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Reading teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Eva Wilma Martins de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading teaching practices: limits and perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Eva Wilma Martins de. As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. 2005. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
pt_BR |