DSpace/Manakin Repository

As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.description.resumo Este estudo objetivou analisar as perspectivas dos professores sobre o processo de leitura em sala de aula. O universo de pesquisa correspondeu cinco professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sa, da cidade de Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. A pesquisa teve um carater exploratorio com base numa abordagem quantitativa-qualitativa. Utilizamos como recurso para coleta de dados o questionario contendo perguntas abertas e fechadas. Alem disso, o trabalho oportunizou reunioes de estudos com os professores sobre o processo de ensino da Leitura Constatamos com esse estudo que os docentes demonstraram fundamentacao teorica sobre o tenia, porem ainda sentem dificuldades no processo de ensino aprendizagem da leitura na escola, uma vez que os mesmos afirmaram desenvolver de forma nao satisfatoria o ensino destas habilidades em consciencia de algumas dificuldades encontradas na escola, tais como: % falta de material didatico e ambiente propicio para o desenvolvimento desse processo. Portanto, proporcionar o gosto e o prazer de ler no individuo, continua sendo ainda, um dos multiplos desafios enfrentados pelas escolas. Desta forma, trabalhamos a tematica leitura, visando proporcionar praticas espontaneas e eficientes, estimulando uma aprendizagem satisfatoria, promovendo assim, a formacao de leitores conscientes, criticos e participativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract This study aimed to analyze the perspectives of teachers on the process of classroom reading. The research universe corresponded to five teachers from the School Municipal Elementary School Celestino Gomes de Sa, from the city of Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. The research had an exploratory character based on an approach quantitative-qualitative. We use the questionnaire as a resource for data collection containing open and closed questions. In addition, the work provided opportunities for studies with teachers on the process of teaching Reading We see with this study that the teachers demonstrated theoretical foundation on the tenia, however still experience difficulties in the teaching-learning process of reading at school, since students said that they did not develop the teaching of these skills in a awareness of some difficulties encountered at school, such as:% lack of material didactic and favorable environment for the development of this process. Therefore, providing the taste and pleasure of reading in the individual, still remains, one of the multiple challenges faced by schools. In this way, we work on thematic reading, aiming to provide spontaneous and efficient practices, stimulating satisfactory learning, promoting thus, the training of conscious, critical and participatory readers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12914
dc.date.accessioned 2020-06-02T20:58:14Z
dc.date.available 2020-06-02
dc.date.available 2020-06-02T20:58:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Formação do leitor pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Eva Wilma Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading teaching practices: limits and perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Eva Wilma Martins de. As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. 2005. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta