DSpace/Manakin Repository

O professor e os desafios vivenciados no processo de formação de leitores.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.description.resumo A presente pesquisa objetiva discutir os desafios vivenciados pelos professores no processo de formacao de leitores. Buscando subsidios teoricos metodologicos e propondo praticas pedagogicas de leitura que venham emergir no sujeito a necessidade e o desejo de ler. A pesquisa contou com a participacao de oito professoras da primeira fase do ensino fundamental, que lecionam no turno manha, na EMEIF Antonio Lacerda Neto, municipio de Sao Jose de Piranhas - PB. Utilizamos o questionario para fazermos a coleta de dados, apos a sua aplicacao passamos a realizar o nosso estagio, promovendo encontros com os sujeitos da pesquisa. Evidenciamos que os mesmos deparam-se com inumeros desafios, tendo destaque para a falta de material didatico, desinteresse dos serventes -e 4ambem dos alunos, a nao participacao dos pais, a dupla, e muitas vezes ate tripla, Jornada de trabalho em que o professor e submetido devido a desvalorizacao salarial. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir sobre a pratica docente e os desafios vivenciados, possibilitando o acesso a novos conhecimentos teoricos que contribuem para uma formacao mais solida, discutindo novas alternativas de trabalho que favorecam enfrentar ou mesmo veneer tais desafios, privilegiando a formacao critica e consciente do leitor, viabilizando um despertar para uma sociedade mais justa e igualitaria. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.title O professor e os desafios vivenciados no processo de formação de leitores. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract This research aims to discuss the challenges experienced by teachers in the process of training readers. Seeking methodological theoretical subsidies and proposing pedagogical reading practices that emerge in the subject the need and the desire to read. The research included the participation of eight teachers from the first phase of teaching who teach on the morning shift, at EMEIF Antonio Lacerda Neto, municipality of Sao Jose de Piranhas - PB. We used the questionnaire to collect data, after its application we started to carry out our internship, promoting meetings with the subjects of search. We show that they face numerous challenges, with emphasis on for the lack of didactic material, lack of interest of the servants - and also of the students, parental participation, the double, and often even triple, workday in which the teacher is subjected due to wage devaluation. Based on the above, we believe in possibility to contribute to reflect on teaching practice and the challenges experienced, enabling access to new theoretical knowledge that contributes to training more solid, discussing new work alternatives that favor facing or even veneer such challenges, privileging the critical and conscious training of the reader, enabling a awakening to a more just and egalitarian society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12915
dc.date.accessioned 2020-06-02T21:20:09Z
dc.date.available 2020-06-02
dc.date.available 2020-06-02T21:20:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação do leitor pt_BR
dc.subject Leitura- ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura - histórico pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Reading - teaching and learning pt_BR
dc.subject Reading - history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Márcia Maria Nogueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teacher and the challenges experienced in the process of training readers. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Márcia Maria Nogueira. O professor e os desafios vivenciados no processo de formação de leitores. 2005. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta