dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, A. L. M. M. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa objetiva discutir os desafios vivenciados pelos professores no
processo de formacao de leitores. Buscando subsidios teoricos metodologicos e propondo
praticas pedagogicas de leitura que venham emergir no sujeito a necessidade e o desejo de ler.
A pesquisa contou com a participacao de oito professoras da primeira fase do ensino
fundamental, que lecionam no turno manha, na EMEIF Antonio Lacerda Neto, municipio de
Sao Jose de Piranhas - PB. Utilizamos o questionario para fazermos a coleta de dados, apos a
sua aplicacao passamos a realizar o nosso estagio, promovendo encontros com os sujeitos da
pesquisa. Evidenciamos que os mesmos deparam-se com inumeros desafios, tendo destaque
para a falta de material didatico, desinteresse dos serventes -e 4ambem dos alunos, a nao
participacao dos pais, a dupla, e muitas vezes ate tripla, Jornada de trabalho em que o
professor e submetido devido a desvalorizacao salarial. Mediante o exposto, acreditamos na
possibilidade de contribuir para um refletir sobre a pratica docente e os desafios vivenciados,
possibilitando o acesso a novos conhecimentos teoricos que contribuem para uma formacao
mais solida, discutindo novas alternativas de trabalho que favorecam enfrentar ou mesmo
veneer tais desafios, privilegiando a formacao critica e consciente do leitor, viabilizando um
despertar para uma sociedade mais justa e igualitaria. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
|
dc.title |
O professor e os desafios vivenciados no processo de formação de leitores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to discuss the challenges experienced by teachers in the
process of training readers. Seeking methodological theoretical subsidies and proposing
pedagogical reading practices that emerge in the subject the need and the desire to read.
The research included the participation of eight teachers from the first phase of teaching
who teach on the morning shift, at EMEIF Antonio Lacerda Neto, municipality of
Sao Jose de Piranhas - PB. We used the questionnaire to collect data, after
its application we started to carry out our internship, promoting meetings with the subjects of
search. We show that they face numerous challenges, with emphasis on
for the lack of didactic material, lack of interest of the servants - and also of the students,
parental participation, the double, and often even triple, workday in which the
teacher is subjected due to wage devaluation. Based on the above, we believe in
possibility to contribute to reflect on teaching practice and the challenges experienced,
enabling access to new theoretical knowledge that contributes to training
more solid, discussing new work alternatives that favor facing or even
veneer such challenges, privileging the critical and conscious training of the reader, enabling a
awakening to a more just and egalitarian society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12915 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-02T21:20:09Z |
|
dc.date.available |
2020-06-02 |
|
dc.date.available |
2020-06-02T21:20:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura- ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - history |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Márcia Maria Nogueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teacher and the challenges experienced in the process of training readers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Márcia Maria Nogueira. O professor e os desafios vivenciados no processo de formação de leitores. 2005. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
pt_BR |