DSpace/Manakin Repository

Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho propoc discutir e rcfletir accrca da formacao do professor reflcxivo, em especial, no ensino da leitura e da escrita. Para tanto, realizou-se na escola municipal de educacao infantil e ensino fundamental "Mariano Tomaz de Sousa" do municipio de Sao Jose de Caiana no estado da Paraiba, durante o ano de 2005, um estudo envolvendo o universo de quatro professoras da referida instituieao. Tratando-se de uma pesquisa quantitativa e tendo em vista o carater do problema a ser investigado, que envolve relacoes do tema em estudo com ensino, aprendizagem, foram levantados dados atraves da aplicacao de um questionario utilizados com os docentes, focalizando questoes relativas a: formacao do leitor critico e autonomo, leitura cotidianamente, formacao contmua, metodologia no ensino da leitura. As dificuldades em ensinar a leitura, conceito da leitura recursos utilizados em sala de aula, a importancia da leitura e da escrita nos dias atuais. Relata ainda aqui, de forma sucinta a realizacao de oito encontros com professores da mencionada escola, a fim de averiguar os discursos apontados na teoria e a realidade encontrada na pratiea da formacao no ensino da leitura. Com as analises dos dados, podemos inferir que mesmo tendo sido submetidos a uma formacao que chamamos de "tradicional", alguns professores conseguiram, a partir dos conhecimentos especificos e dos conhecimentos pedagogicos, construir um "saber docente" peculiar, que permite-lhes produzir uma acao inovadora em alguns aspectos de sua trajetoria professional. Acredita-se que este estudo deva ter continuidade devido a relevancia do temaeL. a riqueza dos dados coletados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract The present work proposes to discuss and reflect on the formation of the reflective teacher, in especially in the teaching of reading and writing. To this end, it was held at the municipal school of kindergarten and elementary education "Mariano Tomaz de Sousa" from the municipality of Sao Jose of Caiana in the state of Paraiba, during 2005, a study involving the universe of four teachers from that institution. In the case of quantitative research and taking into in view of the character of the problem to be investigated, which involves relations of the topic under study teaching, learning, data were collected through the application of a questionnaire used with teachers, focusing on issues related to: training the critical reader and autonomous, daily reading, continuous training, methodology in teaching reading. At difficulties in teaching reading, concept of reading resources used in the classroom, the importance of reading and writing these days. It also reports here, succinctly, the eight meetings with teachers from the mentioned school, in order to investigate the speeches pointed out in theory and the reality found in the practice of training in the teaching of reading. With the analysis of the data, we can infer that even having been submitted to a training that we call "traditional", some teachers managed, from the specific knowledge and pedagogical knowledge, build a "teaching knowledge" peculiar, which allows them to produce innovative action in some aspects of their trajectory professional. It is believed that this study should continue due to the relevance of the eL theme. the wealth of data collected. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12916
dc.date.accessioned 2020-06-02T21:36:34Z
dc.date.available 2020-06-02
dc.date.available 2020-06-02T21:36:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Ensino da escrita pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.subject Teaching of writing pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Edite Saturnino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Formation of the reader teacher in the initial grades of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Edite Saturnino. Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta