DSpace/Manakin Repository

E pode piorar, professor? A professorarização do docente de sociologia nas escolas do ensino médio de Pernambuco.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, J. H. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8150274369354740 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee1 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.referee2 SIQUEIRA, Antônio Jorge de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souza2
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio de Pernambuco, com enfoque no professor de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que denominamos de professorarização, ou seja, a precarização do trabalho docente somada a desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. A questão que nos orienta é: Quais são as condições de trabalho do professor de Sociologia e de que forma estas condições impactam na profissionalização destes profissionais? O recorte espacial da pesquisa é o município de Sertânia/PE. Porém, como optamos por uma abordagem que pensa o local a partir de determinantes sociais para além do local, a pesquisa foi conduzida de forma dialética entre o local e o nacional. Dito isto, a pesquisa parte da contextualização acerca da inserção da sociologia no currículo, mobilizamos os conceitos de profissão e o processo de professorarização em curso para, com isto, circunscrever o campo da sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. O recurso metodológico utilizado tomou como base o banco de dados do Censo Escolar, produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os dados disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado e as informações obtidas através da aplicação de questionários junto aos professores de Sociologia, no intuito de estabelecer a relação entre o local e o nacional. Seguindo este percurso, constatamos que o processo de professorarização do docente de Sociologia se materializa na ausência de professores formados na área, na falta de formação continuada, na possibilidade de um professor, independentemente de sua área de formação, lecionar Sociologia, na rotatividade de professores ministrando aulas de Sociologia gerando uma despolitização da disciplina e no tratamento dispensado a disciplina pelas escolas, colocando-a apenas como um mecanismo de complemento de carga horária de professores, caracterizando a baixa qualidade no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title E pode piorar, professor? A professorarização do docente de sociologia nas escolas do ensino médio de Pernambuco. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-08
dc.description.abstract The objective of this work is to analyze the initial training, the construction of a professional identity and the decline of working conditions (precariousness) of high school teachers in Pernambuco, focusing on the Sociology teacher, where the deepening of the precariousness process will originate the which we will call professorialization, that is, the precariousness of teaching work plus their deprofessionalization, flexibility and illness. After a brief contextualization about the insertion of this discipline in the curriculum, we mobilized the concepts of profession and the process of professorship in course to circumscribe the field of Sociology in the state public network of the municipality of Sertânia / PE. To this end, in methodological terms, the data from the School Census, produced by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), and the information obtained from eighteen interviews with teachers of Sociology will be used. From this analysis, we understand that the teaching profession process of the Sociology teacher materializes in the absence of teachers trained in the area, in the lack of continuing education, in the possibility of a teacher, regardless of his area of education, teaching Sociology, in the rotation of teachers teaching Sociology classes generating a depoliticization of the discipline and the treatment given to the discipline by the schools, placing it only as a mechanism to complement the hours of teachers, characterizing the low quality in the teaching-learning process of the discipline. Professorialization is a term that we use to explain the process of teacher precariousness in addition to its “usual” characteristics. These are situations that do not affect teachers of the disciplines considered “classic” and untouchable at school, such as Portuguese and Mathematics for example. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12919
dc.date.accessioned 2020-06-08T12:03:06Z
dc.date.available 2020-06-08
dc.date.available 2020-06-08T12:03:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Professores de sociologia pt_BR
dc.subject Formação docente - sociologia pt_BR
dc.subject Perfil de professores de sociologia pt_BR
dc.subject Pernambuco – professores de sociologia pt_BR
dc.subject Remuneração de professores pt_BR
dc.subject Professoralização de sociologia pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject Sociology professors pt_BR
dc.subject Teacher training - sociology pt_BR
dc.subject Profile of sociology professors pt_BR
dc.subject Pernambuco - sociology professors pt_BR
dc.subject Teacher remuneration pt_BR
dc.subject Sociology professorialization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, João Henrique Lúcio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative And can it get worse, professor? The teaching profession of sociology teachers in high schools in Pernambuco. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, João Henrique Lúcio de. E pode piorar, professor?: A professorarização do docente de sociologia nas escolas do ensino médio de Pernambuco. 2020. 118f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12919 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta