DSpace Repository

“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.

Show simple item record

dc.creator.ID SOUZA, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6217952925346919 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, W. G. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souza
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo principal discutir sobre os impactos causados pelo uso do audiovisual, esta linguagem/recurso (filme) onde as informações/conteúdos estão dispostos de forma dinâmica, nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Como objetivos específicos buscamos investigar como os recursos audiovisuais são usados nas aulas de Sociologia; analisar de que forma esses recursos contribuem para o processo de ensino aprendizagem e propôr estratégias pedagógicas utilizando o audiovisual. O referido estudo/intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca, com alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. A metodologia adotada contou com a abordagem qualitativa-observação participante elegendo como instrumentos de coleta de dados e de intervenção os seguintes: 1) observação na sala de aula, 2) entrevista baseada no grupo focal, 3) diálogo com os alunos sobre os temas sociológicos, escolha e exibição dos filmes. Para análise dos dados adotamos o método de análise de conteúdo de Bardin (ANO). O estudo fundamentou-se principalmente nas teorias dos autores Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), entre outros que contribuíram significativamente para compor o aporte teórico deste trabalho, assim como, para o nosso entendimento sobre a importância do uso dos recursos audiovisuais para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Ao final da experiência apontamos que a linguagem/recurso audiovisual contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2020-04-30
dc.description.abstract This work had as main objective discussing the impacts caused by the use of audiovisual, this language/resource (movie) where information/content is dynamically arranged, in Sociology classes in High School.As specific objectives, we sought to investigate how audiovisual resources are used in Sociology classes; analyze how these resources contribute to the teaching-learning process and propose pedagogical strategies using audiovisual. This study/pedagogical intervention was developed at the State School of Secondary Education Maria Balbina Pereira, located in the district of Santa Luzia do Cariri, municipality of Serra Branca, with students from the 1st, 2nd and 3rd grades of High School. The adopted methodology relied on the qualitative-participant observation approach choosing as instruments of data collection and intervention the following: 1) observation in the classroom, 2) interview based on focus group, 3) discussion with the students about the sociological themes, choice and exhibition of movies. For data analysis we adopted the Bardin content analysis method (ANO). The study was mainly based on the theories of the authors Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), among others that significantly collaborated to make the theoretical contribution of this work, as well as, for our understanding on the importance of using audiovisual resources for the teaching of Sociology in High School. At the end of the experience, we point out that the language/audiovisual resource contributes to the teaching-learning process, as well as, to the socialization of the individuals and their ability to learn fractions of the real in audiovisual narratives, thus sharpening the critical view and the logic of perceiving, problematizing and interfering in the social world. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920
dc.date.accessioned 2020-06-08T12:11:26Z
dc.date.available 2020-06-08
dc.date.available 2020-06-08T12:11:26Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Áudio visual – ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Processo de ensino aprendizagem - sociologia pt_BR
dc.subject Filme recurso didático pt_BR
dc.subject Linguagem audiovisual pt_BR
dc.subject Cinema e educação pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject Sociology teaching methodologies pt_BR
dc.subject Audio visual - teaching sociology pt_BR
dc.subject Teaching-learning process - sociology pt_BR
dc.subject Didactic resource film pt_BR
dc.subject Audiovisual language pt_BR
dc.subject Cinema and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Alanny Araújo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “I didn’t tell you it wasn’t just a movie”: the audiovisual in the teaching-learning process of sociology in high school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Alanny Araújo de. “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. 2020. 76f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account