DSpace/Manakin Repository

Sociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de sociologia para o ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1481006482893732 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, P. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Cimone Rozendo.
dc.contributor.referee2 PINTO, Pedro Henrique Pinheiro Xavier.
dc.contributor.referee3 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva
dc.description.resumo Esta dissertação analisa os livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), a partir da sociologia ambiental e de suas grandes tendências teóricas. A pesquisa justifica-se pela identificação de lacunas de estudos nessa temática e pela relevância em investigar como as questões ambientais se apresentam dentro desse material didático, legitimado e proposto para as escolas públicas e considerado um dos principais recursos de auxílio ao professor no desenvolvimento das mediações pedagógicas. Nessa perspectiva, este estudo se norteou a partir da seguinte questão: qual o lugar e o tratamento conferido à sociologia ambiental e seus aportes teóricos nos livros didáticos de Sociologia? Dentro desta questão, constituiu-se o principal objetivo do trabalho: identificar a sociologia ambiental nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD/2018 e descrever seu arcabouço teórico. A pesquisa se caracteriza como uma análise documental exploratória, com uma abordagem de natureza qualitativa e centrada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009) via categorização. Para tanto, a sociologia ambiental compõe uma das categorias de análises, juntando-se a ela as suas perspectivas teóricas mais promissoras para o entendimento da relação sociedade-natureza e as origens das problemáticas socioambientais: conflitos ambientais, sociedade de risco, modernização ecológica e desenvolvimento sustentável. A pesquisa identificou certo esforço dos livros didáticos analisados, no sentido de abordar esse novo campo científico e as questões ambientais, mas de forma incipiente e com lacunas. Não há consenso entre as obras didáticas em relação ao conteúdo da sociologia ambiental que deve compor os seus programas de ensino, até mesmo a presença dessa disciplina não é certa, uma vez que nem todos os livros trazem de forma explícita os conteúdos pertencentes a esse campo. Por sua vez, compreende-se que as limitações observadas podem estar relacionadas à juventude dessa sociologia específica, a qual se encontra em processo de solidificação e expansão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Sociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de sociologia para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-14
dc.description.abstract This master’s dissertation examines the sociology textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD/2018), based on environmental sociology and its major theoretical trends. The relevance of the research is due to the identification of study gaps in this theme and the relevance of investigating how environmental issues are presented within this didactic material, legitimized and proposed for public schools and considered one of the main resource for the teacher in the development of his/her pedagogical mediations. In this sense, this study was based upon the following question: how are environmental sociology and its theoretical contributions presented in sociology textbooks? Within this question, the main objective of this work was to identify environmental sociology in the Sociology textbooks approved by PNLD/2018 and to describe its theoretical framework. The research uses exploratory document analysis, with a qualitative approach and is centered on the content analysis technique of Bardin (2009) via categorization. In order to do so, environmental sociology compose one of the categories of analysis. In addition to that, we used its most promising theoretical perspectives for understanding the society-nature relationship and the origins of socio-environmental issues: environmental conflicts, risk society, ecological modernization and sustainable development. We Identified that the textbooks analyzed managed to address this new scientific field and its environmental issues, but in an incipient way and with gaps. Regarding the content of environmental sociology, that should be part of teaching programs, there is still no consensus among the didactic books analyzed. Additionally, the presence of this discipline is not certain, for not all books present explicitly the contents belonging to that field. However, we believe that the limitations may be due to the fact that this specific sociology field is a new one and is still in process of and expansion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12921
dc.date.accessioned 2020-06-08T14:10:27Z
dc.date.available 2020-06-08
dc.date.available 2020-06-08T14:10:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Livro didático de sociologia pt_BR
dc.subject Análise de livro didático pt_BR
dc.subject Sociologia ambiental pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject Sociology textbook pt_BR
dc.subject Textbook Analysis pt_BR
dc.subject Environmental sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Antonio Josinaldo Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental sociology and sociology teaching: an analysis of sociology textbooks for high school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Antonio Josinaldo Soares. Sociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de sociologia para o ensino médio. 136f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12921 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta