DSpace/Manakin Repository

O processo de leitura na educação de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.description.resumo A temática leitura na Educação de Jovens e Adultos, surgiu fruto de um processo de discussão com as professoras da Escola municipal de Ensino Infantil e Fundamental Instituto Educacional Antônia Lacerda Neto, localizada na cidade de São José de Piranhas, Paraíba, com objetivo de analisar o processo de leitura vivenciado na escola. O presente estudo tem como enfoque principal a leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os processos de aprendizagens formais ou não formais, como forma de desenvolver suas capacidades, enriquecer seus conhecimentos e melhorar suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades das sociedade. A Alfabetização de Jovens e Adultos oi criada com o intuito de atender as pessoas de idade regular que não tiveram oportunidade de estudar quando criança. A escola precisa priorizar a formação de um leitor crítico e criativo. Vale ressaltar que um projeto educativo com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O processo de leitura na educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract The thematic reading in Youth and Adult Education emerged as a result of a discussion process with the teachers of the Municipal School of Infant and Elementary Education Antônia Lacerda Neto Educational Institute, located in the city of São José de Piranhas, Paraíba, with the objective of analyzing the reading process experienced at school. The present study has as main focus the reading in the Education of Youths and Adults (EJA), the processes of formal or non-formal learning, as a way to develop their capacities, enrich their knowledge and improve their technical or professional competences or redirect them in order to meet their own societal needs. Literacy for Young People and Adults was created with the aim of serving people of regular age who did not have the opportunity to study as a child. The school needs to prioritize the formation of a critical and creative reader. It is worth mentioning that an educational project with social and cultural democratization gives the school the role and responsibility of guaranteeing access to knowledge to all its students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12925
dc.date.accessioned 2020-06-08T22:54:41Z
dc.date.available 2020-06-08
dc.date.available 2020-06-08T22:54:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Leitura - história pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Reading-story pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOZA, Ana Lúcia.
dc.creator LIMA, Charleide Braz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reading process in youth and adult education. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOZA, Ana Lúcia; LIMA, Charleide Braz de. O processo de leitura na Educação de Jovens e Adultos. 2005. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta