dc.creator.ID |
GONDIM, R. F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5632926332171424 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, João Batista da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5665858329289332 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. |
|
dc.description.resumo |
Os Mapas Conceituais são instrumentos metodológicos que vêm sendo usados como
recursos didático-pedagógicos em diversas áreas de conhecimento e em vários níveis de ensino;
e também como uma estratégia potencialmente facilitadora para promover a aprendizagem
significativa em sala de aula. Eles foram inicialmente desenvolvidos pelo pesquisador e
professor norte-americano Joseph Novak e são baseados na Teoria Significativa formulada pelo
psicólogo norte-americano D. P. Ausubel. De acordo com sua teoria, a aprendizagem
significativa acontece quando os conhecimentos novos que são passados ao aprendiz interagem
significativamente com os conhecimentos prévios, já existentes na sua estrutura cognitiva,
provocando um processo dinâmico de reestruturação cognitiva incluindo conceitos mais
abrangentes a medida que o conhecimento vai sendo assimilado pela sua estrutura cognitiva.
Atualmente, os mapas conceituais têm sido frequentemente aplicados nas aulas de Física como
uma estratégia inovadora e dinâmica de aprendizagem, uma das razões pelas quais o seu uso
tem crescido nessa área. Neste trabalho fizemos uso de mapas conceituais para analisar
conteúdos de Óptica Geométrica apresentados no livro didático de Física adotado pela Escola
Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos município de Cuité, onde trabalhei
como bolsista do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência PIBID/Física/UFCG que atua na referida escola desde 2014. O trabalho é baseado
numa pesquisa bibliográfica e qualitativa onde através de mapas conceituais procuramos
identificar conceitos-chave, apresentados nos textos de Física. Averiguar se o material utilizado
pode ser usado como um recurso potencialmente significativo e se existe organizadores prévios
que possam viabilizar uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados no livro
didático adotado pela escola. De acordo com os resultados obtidos, constatamos que os usos de
mapas conceituais são fundamentais para identificar e classificar os conceitos e proposições
existentes no corpo do texto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de mapas conceituais e organizadores prévios na análise de conteúdos de óptica geométrica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-17 |
|
dc.description.abstract |
Conceptual Maps are methodological instruments that have been used as didactic-pedagogical resources
in several areas of knowledge and in several levels of education; and also as a potentially facilitative strategy to
promote meaningful classroom learning. They were initially developed by the American researcher and teacher
Joseph Novak and are based on the Significant Theory formulated by the North American psychologist D. P.
Ausubel. According to his theory, meaningful learning happens when the new knowledge that is passed on to the
learner interacts significantly with the previous knowledge already existing in his / her cognitive structure,
provoking a dynamic process of cognitive restructuring including more comprehensive concepts as knowledge
goes being assimilated by its cognitive structure. Currently, concept maps have often been applied in physics
classes as an innovative and dynamic learning strategy, one of the reasons why its use has grown in this area. In
this work we made use of conceptual maps to analyze Geometric Optics contents presented in the Physics textbook
adopted by the State School of Higher Education Orlando Venâncio dos Santos municipality of Cuité, where I
worked as a Fellow of the Physics Subproject of the Institutional Scholarship Program of Initiation à Teaching
PIBID / Physics / UFCG that works in this school since 2014. The work is based on a bibliographical and
qualitative research where through conceptual maps we try to identify key concepts presented in the texts of
Physics. Find out if the material used can be used as a potentially significant resource and if there are previous
organizers that can enable a meaningful learning of the contents addressed in the textbook adopted by the school.
According to the results obtained, we found that the use of conceptual maps are fundamental to identify and classify
the concepts and propositions existing in the body of the text. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12927 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-09T12:55:42Z |
|
dc.date.available |
2020-06-09 |
|
dc.date.available |
2020-06-09T12:55:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Mapa conceitual |
pt_BR |
dc.subject |
Organizadores prévios |
pt_BR |
dc.subject |
Meaningful learning |
pt_BR |
dc.subject |
Concept map |
pt_BR |
dc.subject |
Prior organizers |
pt_BR |
dc.subject |
Óptica geométrica |
|
dc.subject |
Geometric optics |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONDIM, Rayza Fernanda da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of concept maps and previous organizers in the analysis of geometric optics content. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uso de mapas conceptuales y organizadores previos en el análisis de contenido de óptica geométrica. |
|
dc.identifier.citation |
GONDIM, Rayza Fernanda da Silva. Utilização de mapas conceituais e organizadores prévios na análise
de conteúdos de óptica geométrica. 2017. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12927 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los Mapas Conceptuales son instrumentos metodológicos que han sido utilizados como recursos didáctico-pedagógicos en diferentes áreas del conocimiento y en diferentes niveles educativos; y también como una estrategia potencialmente facilitadora para promover el aprendizaje significativo en el aula. Fueron desarrollados inicialmente por el investigador y profesor estadounidense Joseph Novak y se basan en la Teoría del Significado formulada por el psicólogo estadounidense D. P. Ausubel. Según su teoría, el aprendizaje significativo ocurre cuando el nuevo conocimiento que se transmite al aprendiz interactúa significativamente con el conocimiento previo, ya existente en su estructura cognitiva, provocando un proceso dinámico de reestructuración cognitiva, incluyendo conceptos más amplios a medida que avanza el conocimiento. siendo asimilado por su estructura cognitiva. Actualmente, los mapas conceptuales se han aplicado con frecuencia en las clases de Física como una estrategia de aprendizaje innovadora y dinámica, una de las razones por las que su uso ha crecido en esta área. En este trabajo, utilizamos mapas conceptuales para analizar contenidos de Óptica Geométrica presentados en el libro de texto de Física adoptado por la Escuela Secundaria Orlando Venâncio dos Santos, municipio de Cuité, donde trabajé como becaria del Subproyecto de Física del Programa de Becas de Iniciación Institucional. Docente PIBID/Física/UFCG que trabaja en la referida escuela desde 2014. El trabajo se basa en una investigación bibliográfica y cualitativa donde, a través de mapas conceptuales, buscamos identificar conceptos clave presentados en textos de Física. Averiguar si el material utilizado puede ser utilizado como un recurso potencialmente significativo y si existen organizadores previos que puedan posibilitar un aprendizaje significativo de los contenidos abordados en el libro de texto adoptado por la escuela. De acuerdo a los resultados obtenidos, encontramos que los usos de los mapas conceptuales son fundamentales para identificar y clasificar los conceptos y proposiciones existentes en el cuerpo del texto. |
|