DSpace/Manakin Repository

Avaliação de aprendizagem: numa perspectiva crítica e dialógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NOVAL, E. F. S. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5175824624859565 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.description.resumo A avaliação da aprendizagem vivida pela escola é considerada um ato desafiador para os educadores, devido seu foco estar mais voltada para qualificação e exclusão dos alunos. Diante dessa realidade sentimos a real necessidade de trabalhar a temática avaliação de aprendizagem: numa perspectiva crítica e dialógica, na Escola Municipal de Ensino fundamental Vitória Bezerra, na cidade de Cajazeiras-PB, com os professores com o objetivo de analisar o processo de avaliação da aprendizagem, por compreender a relevância desse processo na melhoria da ação educativa, portanto, se faz necessários novos procedimentos que venham melhorar o processo de ensino. A avaliação escolar vem despertando atenção dos profissionais de ensino. Para o professor a avaliação se faz necessária como parte integrante do processo de ensino, é responsável pelo acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem do aluno, identificando seus avanços, diagnosticando suas dificuldades, e ajudando a superá-las. Os sujeitos envolvidos diretamente no processo ( professor-alunos)sejam capazes de criticamente desenvolverem suas ações em conjunto no sentido de efetivar realmente o processo de ensino- aprendizagem de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação de aprendizagem: numa perspectiva crítica e dialógica. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract The evaluation of the learning experienced by the school is considered a challenging act for educators, because its focus is more focused on the qualification and exclusion of students. In view of this reality, we feel the real need to work on the theme of learning assessment: in a critical and dialogical perspective, at the Municipal School of Elementary Education Vitória Bezerra, in the city of Cajazeiras-PB, with the teachers in order to analyze the evaluation process of learning, as it understands the relevance of this process in improving the educational action, therefore, new procedures are needed to improve the teaching process. School evaluation has attracted the attention of teaching professionals. For the teacher, evaluation is necessary as an integral part of the teaching process, it is responsible for the continuous monitoring of the student's learning process, identifying their progress, diagnosing their difficulties, and helping to overcome them. The subjects directly involved in the process (teacher-students) are able to critically develop their actions together in order to really effect the quality teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12934
dc.date.accessioned 2020-06-09T22:06:23Z
dc.date.available 2020-06-09
dc.date.available 2020-06-09T22:06:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Supervisão escolar pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject School supervision pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Erisvalda Ferreira da.
dc.creator NOVAL, Erisvalda Ferreira da Silva Donato.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning assessment: in a critical and dialogical perspective. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Erisvalda Ferreira da. Avaliação de aprendizagem: numa perspectiva crítica e dialógica. 2005. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta