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O Programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de matemática do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande.

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dc.creator.ID PEREIRA, N. R. V. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1679846809585802 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee2 COSTA, Nayara Tatiana Santos da.
dc.description.resumo O presente trabalho busca trazer uma reflexão das contribuições que o Programa Residência Pedagógica proporcionou na formação inicial dos residentes de matemática do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, com o objetivo de averiguar as contribuições que o Programa Residência Pedagógica proporcionou em sua formação inicial e fazer uma reflexão sobre a formação de professores no Brasil. No aporte teórico abordamos o contexto histórico da formação do professor no Brasil, os desafios do docente na atualidade, a relação de teoria e prática e discorremos sobre o Programa Residência Pedagógica. A metodologia adotada foi a qualitativa, visto que não nos preocupamos com dados númericos mas, sim com a compreensão das concepções dos entrevistados. Foi aplicado um questionário que compreendia dez perguntas abertas para que o residente exprimisse seu posicionamento com mais conforto, visto que seria preservada sua identidade. Participaram desta pesquisa quatorzes residentes do subprojeto matemática que atuaram nas escolas estaduais públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Cuité município da Paraíba. A análise dos dados seguiu a análise de conteúdo e a utilização de autores que discutiam a temática envolvida. Pretendemos através desse trabalho, abordar as melhorias na formação de professores por meio do Projeto Residência Pedagógica, entretanto concluímos que mesmo sendo bastante proveitoso, ainda necessita de melhorias na execução do projeto para que seja ainda mais produtivo para seus participantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title O Programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de matemática do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2020-03-03
dc.description.abstract The present work seeks to reflect on the contributions that the Residência Pedagógica program provided in the initial training of mathematics residents at the Centro de Educação e Saúde of the Universidade Federal de Campina Grande, with the objective of ascertaining the contributions that the Residência Pedagógica program provided in its initial training and reflect on teacher training in Brazil. In the theoretical approach, we approach the historical context of teacher education in Brazil, the challenges of teachers today, the relationship between theory and practice and we discuss the Pedagogical Residency Program. The methodology adopted was qualitative, since we are not concerned with numerical data, but with the understanding of the interviewees' conceptions. A questionnaire was applied that comprised ten open questions so that the resident could express his position with more comfort, since his identity would be preserved. Fourteen residents of the mathematics subproject who worked in public state schools of elementary and high school in the city of Cuité, municipality of Paraíba, participated in this research. Data analysis followed content analysis and the use of authors who discussed the topic involved. Through this work, we intend to address improvements in teacher training through the Residência Pedagógica project, however we concluded that even though it is very profitable, it still needs improvements in the execution of the project so that it is even more productive for its participants. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12938
dc.date.accessioned 2020-06-10T14:35:59Z
dc.date.available 2020-06-10
dc.date.available 2020-06-10T14:35:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professor de matemática pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Mathematics teacher pt_BR
dc.subject Pedagogical residence pt_BR
dc.subject Teacher trainin pt_BR
dc.subject Formación docente
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Nohara Rafaela Vicente Higino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Pedagogical Residency Program in the initial training of the mathematics professor at the Education and Health Center of Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.title.alternative El Programa de Residencia Pedagógica de formación inicial del profesor de matemáticas del Centro de Educación y Salud de la Universidade Federal de Campina Grande.
dc.identifier.citation PEREIRA, Nohara Rafaela Vicente Higino. O Programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de matemática do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. 2020. 75 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo busca reflexionar sobre los aportes que brindó el Programa de Residencia Pedagógica en la formación inicial de los residentes de matemáticas del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande, con el objetivo de verificar los aportes que brindó el Programa de Residencia Pedagógica en su formación inicial y reflexionar sobre la formación docente en Brasil. En la contribución teórica, abordamos el contexto histórico de la formación docente en Brasil, los desafíos del docente hoy, la relación entre teoría y práctica y discutimos el Programa de Residencia Pedagógica. La metodología adoptada fue cualitativa, ya que no nos preocupamos de datos numéricos, sino de la comprensión de las concepciones de los entrevistados. Se aplicó un cuestionario de diez preguntas abiertas para que el residente expresara su posición con mayor comodidad, ya que se preservaría su identidad. Participaron de esta investigación 14 residentes del subproyecto de matemáticas que trabajaban en escuelas primarias y secundarias públicas estaduales de la ciudad de Cuité, en el municipio de Paraíba. El análisis de datos siguió al análisis de contenido y al uso de autores que discutieron el tema en cuestión. A través de este trabajo pretendemos abordar las mejoras en la formación docente a través del Proyecto de Residencia Pedagógica, sin embargo concluimos que si bien es bastante fructífero, aún necesita mejoras en la ejecución del proyecto para hacerlo aún más productivo para sus participantes.


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