DSpace Repository

Música e gênero: o uso do grupo focal como instrumento de formação humana de jovens do ensino médio.

Show simple item record

dc.creator.ID FERNANDES, A.C.C.L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3791689022349067 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.advisor1ID VILLOTA, J. M. J. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino do.
dc.contributor.referee2 OOSTERHOUT, Maria da Conceição M. C. Van.
dc.description.resumo A presente intervenção pedagógica visa instrumentalizar as canções de forró, veiculadas na região Nordeste do Brasil, como meio de propiciar debates relativos às questões de gênero, tendo como método de trabalho o grupo focal. Fizemos 6 experiências de grupo focal com jovens com idades entre 15 a 18 anos, todos estudantes do ensino médio no Instituto Federal de Campina Grande. As peças musicais utilizadas como meio para facilitar o debate foram previamente escolhidas, visando desenvolver uma reflexão sobre os modelos de masculino e feminino transmitidos nestas músicas e como as relações de gênero são colocadas nas letras dessas músicas. As falas e gestos dos jovens participantes do grupo focal, entre outras, nos permitiram concluir que as canções evidenciam relações entre homens e mulheres permeadas por manifestações de gênero e poder, que moldam comportamentos e práticas sexuais que são reproduzidas no cotidiano desses jovens, reforçando relações hierárquicas e assimétricas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Música e gênero: o uso do grupo focal como instrumento de formação humana de jovens do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2020-04-30
dc.description.abstract This pedagogical intervention aims to instrumentalize the forró songs, broadcast in the Northeast region of Brazil, as a means of providing debates related to gender issues, having as a working method the focus group. We did 6 focus group experiences with young people aged 15 to 18 years, all high school students at the Federal Institute of Campina Grande. The musical pieces used as a means to facilitate the debate were previously chosen, aiming to develop a reflection on the models of male and female transmitted in these songs and how gender relations are placed in the lyrics of these songs. The statements and gestures of the young participants of the focus group, among others, allowed us to conclude that the songs evidence relationships between men and women permeated by manifestations of gender and power, which shape sexual behaviors and practices that are reproduced in the daily lives of these young people, reinforcing hierarchical and asymmetric relationships. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12945
dc.date.accessioned 2020-06-14T21:27:15Z
dc.date.available 2020-06-14
dc.date.available 2020-06-14T21:27:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Grupo Focal pt_BR
dc.subject Intervenção Pedagógica pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Focus Group pt_BR
dc.subject Pedagogical Intervention pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Anne Christine Colaço Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music and gender: the use of the focus group as an instrument for the human formation of high school youth. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, A. C. C. L. Música e gênero: o uso do grupo focal como instrumento de formação humana de jovens do ensino médio. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account