DSpace/Manakin Repository

O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, A. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5530135030310223 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee2 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.nascimento2
dc.description.resumo A presente pesquisa tem por objetivo geral, produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia, através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. No que refere-se aos objetivos específicos o trabalho apresentou a seguinte configuração: realizar uma pesquisa bibliográfica referente ao ensino de Sociologia, o ensino de Sociologia e sua relação com alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos, metodologias no ensino de Sociologia, jogos pedagógicos como recurso didático, aprendizagem mediadora e cultura no âmbito do ensino de Sociologia; caracterizar o ambiente escolar e sujeitos da pesquisa; descrever o processo da produção do jogo pedagógico; relatar a experimentação do jogo pedagógico, caracterizando as etapas da mediação pedagógica no âmbito da pesquisa-ação no contexto escolar; verificar como o jogo poderá potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da mediação da temática cultura, na aula de Sociologia; identificar como a experimentação do jogo pedagógico Balaio Sociológico Cultural poderá contribuir para a interação entre alunos surdos e ouvintes na aula de Sociologia, e como pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina no Ensino Médio. No tocante ao referencial teórico do ensino de Sociologia adotaram-se os estudos de Silva (2007), Sarandy (2011), entre outros; já no que se refere à educação de surdos utilizou Soares e Lacerda (2004), Dorziat (2011). Os teóricos utilizados para apresentar os jogos didáticos dentre outros foram: Piletti (2006), Huizinga (2007); e para omplementar o referencial teórico discorreu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos a luz dos estudos de Bourdieu (1998) e Carneiro (2015). O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Integral de José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação e pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa foram alunos surdos e ouvintes da EJA. A técnica utilizada na pesquisa foi a observação participante, e o instrumento da pesquisa utilizado foram o diário de campo, questionário e roda de conversa. A técnica de análise de dados consistiu em análise de conteúdo e analise comparativa, tendo em vista que avaliou-se antes e após a aplicação do jogo. A avaliação do processo de aplicação do jogo ocorreu por meio da construção dos roteiros de questionário e da roda de conversa. Neste sentido a pesquisa foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final, verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e senso crítico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-13
dc.description.abstract This research has as general objective to produce and experience an inclusive educational game that enhances the teaching-learning process in the Teaching of sociology, through mediation in a classroom with deaf and hearing students in Youth and Adult Education. ; With regard to the specific objectives, this work presented the following objectives: carry out a bibliographic research referring to the Teaching of Sociology, the teaching of Sociology and its relationship with deaf students in Youth and Adult Education, methodologies in the teaching of Sociology, educational games as a teaching resource, mediating learning and culture within the scope of the teaching of Sociology; Characterize the school environment and research individuals; Describe the production process of the educational game; Report the experimentation of the educational game, characterizing the stages of pedagogical mediation within the scope of Action Research in the school context; Check out how the game may enhance the teaching-learning process through the mediation of the theme “culture” in the Sociology class; Identify how the experimentation of the educational game "Balaio Sociológico Cultural" may contribute to the interaction between deaf and hearing students in the Sociology class, and how it may contribute to the teaching-learning process within the scope of this course in high school. Regarding the theoretical framework of the Teaching of Sociology, the studies of Silva (2007), Sarandy (2011), among others, were adopted; as for the education of deaf people, Soares and Lacerda (2004), and Dorziat (2011) were used. The theorists used to present the educational games, among others, were: Piletti (2006), Huizinga (2007); and to finish the theoretical framework, it was discussed about Youth and Adult Education in the light of the studies by Bourdieu (1998) and Carneiro (2015). The research scenario was the State School of Full Time Education José Gonçalves de Queiroz, in the city of Sumé/PB. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through Action-Research and participant research. The research individuals were deaf and hearing students from EJA. The technique used in the research was participant observation, and the research instruments used were the field diary, questionnaire and conversation circle. The data analysis technique consisted of content analysis and comparative analysis, considering that it was evaluated before and after the game application. The evaluation of the game application process occurred through the construction of the scripts for: questionnaire and conversation circle. In this sense, the research was divided into moments of production and experimentation in the academic and school scenarios. At the end, we verified that the use of the educational game can be a possibility to mediate the teaching and learning of Sociology by deaf and hearing students in Youth and Adult Education, since it stimulated creativity, development of perceptions, action sense and critical sense. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948
dc.date.accessioned 2020-06-15T16:17:37Z
dc.date.available 2020-06-15
dc.date.available 2020-06-15T16:17:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Jogo didático - sociologia pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Pesquisa Ação pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - Sociologia pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Integração surdos ouvintes pt_BR
dc.subject Surdos e jogos pedagógicos pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Sociology teaching pt_BR
dc.subject Educational game - sociology pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Action Research pt_BR
dc.subject Didactic resources - sociology pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Deaf education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Deaf and educational games pt_BR
dc.subject Pedagogical mediation pt_BR
dc.subject Juego educativo - sociología pt_BR
dc.subject Jeu éducatif - sociologie pt_BR
dc.subject Intégration entre sourds et entendants pt_BR
dc.subject Ressources pédagogiques - Sociologie pt_BR
dc.subject Recursos didácticos - Sociología pt_BR
dc.subject Jeux sourds et éducatifs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Adriana Farias do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students through mediation in the education of young people and adults. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos. 2020. 120f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta