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Avaliação no cotidiano escolar: limites e perspectivas.

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dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.description.resumo Nesse trabalho o objetivo é analisar a visão que os professores têm sobre o processo de avaliativo, buscando verificar o tipo de avaliação desenvolvida pelos docentes para a efetivação desse processo. Além disso, procuramos captar como os professores realizam essa prática. A avaliação da aprendizagem representa uma prática indispensável na instituição escolar. Nesse sentido, observa-se a necessidade da criação de uma cultura avaliativa concebida como meio de problematização, questionamentos e reflexões. A avaliação é uma atividade essencial para o professor,, continua sendo objeto de discussões e controvérsia com relação aos seus procedimentos, fazendo surgirem novas diretrizes e propostas que atendam aos discursos e prática no ato de avaliar. É necessário repensar a prática de avaliação de aprendizagem, buscando alternativas para criar atos pedagógicos mais democráticos. Nessa perspectiva, se pretende registrar os acontecimentos relacionados com a avaliação, fazendo um diálogo com a teoria objetivando, dessa forma, chegar a alguns princípios e alternativas para a prática da avaliação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação no cotidiano escolar: limites e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract In this work, the objective is to analyze the view that teachers have about the evaluation process, seeking to verify the type of evaluation developed by teachers for the effectiveness of this process. In addition, we seek to capture how teachers carry out this practice. Learning assessment represents an indispensable practice in the school institution. In this sense, there is a need to create an evaluative culture conceived as a means of problematizing, questioning and reflecting. Evaluation is an essential activity for the teacher, it continues to be the subject of discussions and controversy regarding its procedures, giving rise to new guidelines and proposals that meet the speeches and practice in the act of evaluating. It is necessary to rethink the practice of learning assessment, looking for alternatives to create more democratic pedagogical acts. In this perspective, it is intended to record the events related to the evaluation, making a dialogue with the theory aiming, in this way, to arrive at some principles and alternatives for the practice of the evaluation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12949
dc.date.accessioned 2020-06-15T21:17:40Z
dc.date.available 2020-06-15
dc.date.available 2020-06-15T21:17:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Avaliação de aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática de docente pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SÁ, Giseuma Maria de.
dc.creator VIEIRA, Ivania Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation in school routine: limits and perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation SÁ, Giseuma Maria de; VIEIRA, Ivania Maria. Avaliação do cotidiano escolar: limites e perspectivas. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


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