DSpace/Manakin Repository

Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, D. M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1322145791000702 pt_BR
dc.contributor.advisor1 HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo .
dc.contributor.advisor1ID HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4485667581908849 pt_BR
dc.contributor.referee1 SCHIEL, Ulrich.
dc.contributor.referee2 TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli.
dc.description.resumo A Educação a Distância amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar e implementar uma ferramenta que dê suporte à Educação a Distância via Internet, o Portfólio-Tutor, que atue não como substituto do professor, mas como instrumento de apoio, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas. Para a transmissão de conhecimento é modelado um tutor que, seguindo os princípios dos sistemas tutores inteligentes, proporciona um ensino adaptado ao nível de conhecimento do aluno e a sua capacidade cognitiva. No acompanhamento do processo de aprendizagem é empregado um portfólio eletrônico que, além de propiciar uma forma de avaliação autêntica, através da capacidade ativa e tratamento temporal implementados, provê o gerenciamento automático das atividades e fornece subsídios à tomada de decisão por parte do professor. Sendo assim, o Portfólio-Tutor em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporciona um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhora contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidade sobre o decurso de sua aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico no contexto da educação a distância - portfólio - tutor. pt_BR
dc.date.issued 2002-08-23
dc.description.abstract Distance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet arises as a promising midia for Distance Education. In this context, this work has as objective the design and implementation of a tool for the support an environment for Distance Education on the Internet – the Portfolio-Tutor, that works not as a teacher substitute, but as an aid instrument, supporting the teaching process and providing mechanisms (apparatus) that allows the teacher to keep up with students’ knowledge acquisition process and the efficiency of the applied didactic strategy. For a teaching process, it is designed a tutor based on Intelligent Tutoring Systems’ principles, that provides adapted learning in student’s knowledge level and his cognitive capacity. To keep up with students’ learning process an electronic portfolio is used, besides to propitiating an authentic evaluation, through active capacity and temporal treatment, it supplies automatic management of activities and provides necessary informations to the teacher to make decisions. In contraposition to the possibility of some education institutions be worry mostly about quantities of attended people when apply the Distance Education, the Portfolio-Tutor provides an environment engaged with the pedagogical process, where the teacher assumes the supervisor and inciter’s role, projecting and keeping up with the didactic strategy applied, to have as an objective to guarantee the learning process quality, while the students assume an active, self-educating and participant behaviour, assuming the responsibility about his learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294
dc.date.accessioned 2018-07-30T20:45:21Z
dc.date.available 2018-07-30
dc.date.available 2018-07-30T20:45:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação a Distância EAD - Computação pt_BR
dc.subject Portfólio Eletrônico pt_BR
dc.subject Informática Aplicada à Educação pt_BR
dc.subject Sistema Tutor pt_BR
dc.subject Avaliação Autêntica pt_BR
dc.subject Softwares Educativos pt_BR
dc.subject Portfílio - Tutor pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Debora Maria Coelho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A tutor system coupled to an electronic portfolio in the context of distance education - portfolio - tutor. pt_BR
dc.relation PRODASE. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Débora Maria Coelho. Um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico na contexto da educação a distância - portfólio - tutor. 2002. 203 . (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1294 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta