DSpace/Manakin Repository

Avaliação escolar: a busca do professor no seu dia-a-dia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.description.resumo A avaliação é um processo que quer a participação tanto do corpo docente como discente, não uma prática desvinculada do fazer pedagógico. A escola de modo geral encontra dificuldades ocasionadas pela inversão na função avaliativa, ou seja, a avaliação deveria ser um acompanhamento do processo educacional, acaba tornando-se o objetivo desse processo. O problema central da avaliação, portanto, é o seu uso como instrumento de qualificação, descriminação e seleção social, na medida em que assume no âmbito da escola, a tarefa de separar os “inaptos”, os “capazes” dos “incapazes”. Um outro motivo que nos atraiu a essa temática foi o fato de que o processo ensino-aprendizagem é um ato coletivo partindo de interação, onde professor, aluno e outros sujeitos da escola devem sentir-se parte integrante da mesma. Para delinear a nossa proposta de estudar a avaliação,, tivemos como objetivos, analisar o processo avaliativo desenvolvido pelos docentes da E.E.E.I.E.F. Dr. Thoomaz Pires; identificarmos os procedimentos avaliativos utilizados pelos docentes; observamos as dificuldades apresentadas pelo professor acerca do processo de avaliação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação escolar: a busca do professor no seu dia-a-dia. pt_BR
dc.date.issued 2005-03
dc.description.abstract Assessment is a process that wants the participation of both teaching staff and students, not a practice unrelated to pedagogical practice. The school in general encounters difficulties caused by the inversion in the evaluation function, that is, the evaluation should be an accompaniment of the educational process, it ends up becoming the objective of this process. The central problem of evaluation, therefore, is its use as an instrument of qualification, discrimination and social selection, as it assumes within the school, the task of separating the “inept”, the “capable” from the “incapable”. Another reason that attracted us to this theme was the fact that the teaching-learning process is a collective act based on interaction, where teacher, student and other school subjects must feel part of it. To outline our proposal to study the evaluation, we had as objectives, to analyze the evaluation process developed by the teachers of E.E.E.I.E.F. Dr. Thoomaz Pires; identify the evaluation procedures used by teachers; we observed the difficulties presented by the teacher about the evaluation process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12954
dc.date.accessioned 2020-06-16T22:59:51Z
dc.date.available 2020-06-16
dc.date.available 2020-06-16T22:59:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FORMIGA, Gilmara Alves.
dc.creator CARVALHO, Gilvaneide Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School evaluation: the search for teachers in their daily lives. pt_BR
dc.identifier.citation FORMIGA, Gilmara Alves; CARVALHO, Gilvaneide Fernandes de. Avaliação escolar: a busca do professor no seu dia-a-dia. 2005. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta