dc.creator.ID |
LIMA, A. C. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5417591289777222 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VITAL, A. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARINHO, Maria das Graças Veloso. |
|
dc.contributor.referee2 |
MESSIAS, Karla Danieli de Souza Vieira. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação
entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de
metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-18 |
|
dc.description.abstract |
The present work deals with environmental education actions with an emphasis on soil
education, with innovative and dialogic methodologies to work on teaching the soil in
theclassroom. The objective was to verify the perception of students of the 5th grade of
elementary school of a school of Patos (PB) on the soil. The research consisted of the
application of questionnaires before and after the pedagogical interventions, which were
constituted in theoretical classes on the formation, composition, constitution and organisms of the soil, video documentary exhibition on the ground, geotinta workshop (earthen paint) and Presentation of the puppet theater (Solo Theater). Initially the understanding of the students was incipient, but after the interventions the results showed more understanding about the subject. The methodologies allowed greater interaction between students and understanding of the contents worked. It is concluded that the use of dialogical and innovative methodologies allow greater attention and participation of the students and these should be better explored in teaching practice for the popularization of soil education, aiming at environmental conservation and the formation of a more conscious and sustainable society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-17T17:11:41Z |
|
dc.date.available |
2020-06-17 |
|
dc.date.available |
2020-06-17T17:11:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas dialógicas - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino do solo |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Soil education |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogic practices - education |
pt_BR |
dc.subject |
Geotinta |
pt_BR |
dc.subject |
Solo e educação |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Ana Carla Bezerra de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The view of elementary school students regarding the soil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958 |
pt_BR |