DSpace/Manakin Repository

O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5417591289777222 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.contributor.referee2 MESSIAS, Karla Danieli de Souza Vieira.
dc.description.resumo O presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-18
dc.description.abstract The present work deals with environmental education actions with an emphasis on soil education, with innovative and dialogic methodologies to work on teaching the soil in theclassroom. The objective was to verify the perception of students of the 5th grade of elementary school of a school of Patos (PB) on the soil. The research consisted of the application of questionnaires before and after the pedagogical interventions, which were constituted in theoretical classes on the formation, composition, constitution and organisms of the soil, video documentary exhibition on the ground, geotinta workshop (earthen paint) and Presentation of the puppet theater (Solo Theater). Initially the understanding of the students was incipient, but after the interventions the results showed more understanding about the subject. The methodologies allowed greater interaction between students and understanding of the contents worked. It is concluded that the use of dialogical and innovative methodologies allow greater attention and participation of the students and these should be better explored in teaching practice for the popularization of soil education, aiming at environmental conservation and the formation of a more conscious and sustainable society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958
dc.date.accessioned 2020-06-17T17:11:41Z
dc.date.available 2020-06-17
dc.date.available 2020-06-17T17:11:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Práticas dialógicas - educação pt_BR
dc.subject Ensino do solo pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Dialogic practices - education pt_BR
dc.subject Geotinta pt_BR
dc.subject Solo e educação pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Ana Carla Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The view of elementary school students regarding the soil. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta