DSpace/Manakin Repository

Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7644900653098799 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.description.resumo A indisciplina na escola vem se agravando a cada dia prejudicando o desenvolvimento da educação e o trabalho dos educadores, este fato é hoje um dos temas que apresenta mais polêmica na educação, onde são contrariados as regras estabelecidas pela escola. O estudo realizado teve a pretensão de analisar as dificuldades que os educadores tem encontrado a respeito da indisciplina em sala de aula e investigar que preparações didáticas pedagógicas: que recebem para lidar com este problema que afeta diretamente as escolas. Na construção desse trabalho realizando levantamentos: de várias referencias bibliográficas aos quais pegamos como subsídios o conceito disciplinar de Michel Foucault( 1979-1987), que a disciplina é um meio que conseguem aprimorar o sujeito dentro das regras. O sistema educacional por sua vez lança um modelo homogêneo de sociedade, e a escola como instrumento do estado procura atende-lo, disciplinando o sujeito de acordo com as regras adotada pelo sistema, levando insegurança do que seja o caminho correto e a falta de criatividade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract Indiscipline at school is getting worse every day, hampering the development of education and the work of educators, this fact is today one of the most controversial issues in education, where the rules established by the school are contradicted. The study carried out was intended to analyze the difficulties that educators have encountered regarding indiscipline in the classroom and to investigate what pedagogical didactic preparations: they receive to deal with this problem that directly affects schools. In the construction of this work carrying out surveys: from several bibliographic references to which we take as a subsidy the disciplinary concept of Michel Foucault (1979-1987), that the discipline is a means that manage to improve the subject within the rules. The educational system in turn launches a homogeneous model of society, and the school as an instrument of the state seeks to serve it, disciplining the subject according to the rules adopted by the system, leading to insecurity as to what is the correct path and the lack of creativity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959
dc.date.accessioned 2020-06-17T21:46:41Z
dc.date.available 2020-06-17
dc.date.available 2020-06-17T21:46:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject School indiscipline pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A study of (in) discipline at school: and the implications of a control structure. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Um estudo da (in) disciplina na escola: e eeas implicações de uma estrutura de controle. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta