DSpace/Manakin Repository

Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUSTOSA, M. A. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7036462258307562 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.contributor.referee2 ALVES, João Batista.
dc.description.resumo A vida moderna propicia uma crescente demanda de resíduos, chamados popularmente de lixo, cuja disposição inadequada constitui um dos principais problemas ambientais, sendo urgentes medidas que estimulem nas escolas a prática da reciclagem dos resíduos orgânicos. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Ensino Fundamental Manuel Nunes Trindade, município de Mãe D´Água, Paraíba, com alunos de faixa etária entre 10 e 17 anos. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a prática da compostagem como ferramenta para o estudo de solos e dialogar sobre a conservação ambiental com ênfase na educação em solos para formação cidadã. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: aplicação do questionário com 5 perguntas e doze itens segundo modelo da escala de likert abordando conteúdos sobre solo, lixo e compostagem. Para condução da pesquisa foram realizadas aulas expositivas e oficina de compostagem. Ao final foi reaplicado o questionário para comparação da aprendizagem. Dos estudantes entrevistados, 69,35% afirmaram ter bom ou muito interesse em estudar sobre a importância da conservação do solo. Após a realização das atividades teórica e prática esse percentual alterou-se para 88,71%. Inicialmente 43,55%, dos alunos percebiam que o lixo provocava contaminação do solo e apresentaram pouco conhecimento sobre o que é a compostagem. Com a realização das práticas pedagógicas 59,68% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente esse processo. Foi possível perceber que a importância do solo e a problemática do lixo são pouco abordadas no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-14
dc.description.abstract Modern life leads to a growing demand for waste, popularly known as waste, whose inadequate disposal is one of the main environmental problems, and urgent measures are needed to stimulate recycling of organic waste in schools. The work was carried out at the Manuel Nunes Trindade Municipal School, in the municipality of Mãe D'Água, Paraíba, with students aged between 10 and 17 years. The objective of this research was to present the practice of composting as a tool for the study of soils and to discuss environmental conservation with an emphasis on soil education for citizen training. The research was carried out in five stages: application of the questionnaire with 5 questions and twelve items according to the model of the likert scale, addressing contents on soil, garbage and compost. To conduct the research were lectures and workshop composting. At the end, the questionnaire for comparison of learning was reapplied. Of the students interviewed, 69.35% stated that they had good or very good interest in studying the importance of soil conservation. After performing the theoretical and practical activities, this percentage changed to 88.71%. Initially 43.55% of the students perceived that the litter caused soil contamination and showed little knowledge about what composting is. With the accomplishment of the pedagogical practices 59,68% of the students managed to correctly conceptualize this process. It was possible to perceive that the importance of the soil and the problem of garbage are little discussed in the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
dc.date.accessioned 2020-06-18T18:15:31Z
dc.date.available 2020-06-18
dc.date.available 2020-06-18T18:15:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Compostagem pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Adubo orgânico pt_BR
dc.subject Reciclagem de resíduos orgânicos pt_BR
dc.subject Conservação ambiental pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Composting pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Organic fertilizer pt_BR
dc.subject Recycling of organic waste pt_BR
dc.subject Environmental conservation pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Composting as didatic proposal to talk about soil in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation LUSTOSA, Maria Aparecida Felix Soares. Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental. 2017. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta