DSpace/Manakin Repository

Mudanças ambientais e ações competitivas: um estudo no setor supermercadista de Campina Grande – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOBRAL, M. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2029725285318273 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Lucia Santana de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos das mudanças ambientais nas estratégias competitivas das empresas do setor supermercadista de Campina Grande/PB no período de 2013 à 2017. A base teórica utilizada tratou das estratégias competitivas, especificamente da dinâmica competitiva, focando nos tipos de ações competitivas e formas de competir no mercado, considerando as propostas de USERO & FERNÁNDEZ (2003), SILVA & FREITAS (2006), e FERRIER & LEE (2002). Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou-se de três casos para estudo. Foram utilizados dados primários e secundários. Os dados primários foram obtidos a partir de entrevistas junto aos respectivos gerentes dos supermercados em estudo e os secundários na literatura e estudos sobre o setor. Os resultados encontrados mostraram que das 10 mudanças ambientais ocorridas no setor em nível nacional 7 se apresentaram no setor local com alta intensidade e 3 com baixa intensidade. Essas mudanças impactaram nas estratégias competitivas das empresas estudadas, levando-as a adotarem diversas ações de inovação e táticas. Das 10 ações de inovação consideradas, 8 foram usadas com maior intensidade e 2 com menor intensidade. Em relação às 7 ações táticas, foram utilizadas 4 com maior intensidade e 3 com baixa intensidade. Quanto à forma de competir, constatou-se que tais empresas apresentaram agressividade e complexidade, porém não apresentaram heterogeneidade e imprevisibilidade, mantendo a mesma forma já identificada no período de 2003 à 2005 por SILVA & FREITAS (2006). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Mudanças ambientais e ações competitivas: um estudo no setor supermercadista de Campina Grande – PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The objective of this work was to analyze the impacts of environmental changes on the competitive strategies of companies in the supermarket sector of Campina Grande/PB from 2013 to 2017. The theoretical basis used dealt with the competitive strategies, specifically the competitive dynamics, focusing on the types of competitive actions and ways of competing in the market, considering the proposals of USERO & FERNÁNDEZ (2003), SILVA & FREITAS (2006), and FERRIER & LEE 2002). As for the methodological procedures, the research is qualitative in nature and three cases were used for study. Primary and secondary data were used. The primary data were obtained from interviews with the respective managers of the supermarkets under study and the secondary ones in the literature and studies on the sector. The results showed that of the 10 environmental changes occurred in the sector at national level 7 presented in the local sector with high intensity and 3 with low intensity. These changes impacted on the competitive strategies of the companies studied, leading them to adopt various innovation actions and tactics. Of the 10 innovation actions considered, 8 were used with greater intensity and 2 with less intensity. In relation to the 7 tactical actions, 4 were used with higher intensity and 3 with low intensity. As to the way of competing, it was verified that these companies presented aggressiveness and complexity, but did not present heterogeneity and unpredictability, maintaining the same form already identified in the period from 2003 to 2005 by SILVA & FREITAS (2006). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12975
dc.date.accessioned 2020-06-19T20:16:10Z
dc.date.available 2020-06-19
dc.date.available 2020-06-19T20:16:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Setor Supermercadista pt_BR
dc.subject Estratégia Competitiva pt_BR
dc.subject Ações Competitivas pt_BR
dc.subject Supermarket of Sector pt_BR
dc.subject Competitive Strategy pt_BR
dc.subject Competitive Actions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOBRAL, Morganna Maria Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental changes and competitive actions: a study in the supermarketing sector of Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOBRAL, Morganna Maria Alves. Mudanças ambientais e ações competitivas: um estudo no setor supermercadista de Campina Grande – PB. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12975 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta