DSpace/Manakin Repository

Prática docente e as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, E. P. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa aborda importantes ideias sobre a pratica pedagógica, mas precisamente, sobre o processo ensino aprendizagem a ser desenvolvido nas sociedades contemporâneas, assuntos estes que possuem grande teor de finalidades na área do ensino, como se percebe nos elementos teóricos referentes a possibilidade da renovação do processo ensino-aprendizagem e na participação mediadora do educador, enquanto agente de transmissão de conhecimentos nas diversas disciplinas escolares. A racionalização do ensino tem sido encarada como um fato preocupante, uma vez que dissemina uma pratica mecanizada, contraria as reais necessidades educacionais dos alunos do presente seculo. O contexto cultural no setor da educação e um assunto também discutido neste trabalho, adentrando na necessidade de o professor reconhecer a diversidade cultural e aproveita-las no enriquecimento de suas práticas pedagógicas cotidianamente, sem esquecer da postura imparcial dos educadores, frente as grandes transformações sociais e culturais ocorridas ate então. Neste sentido, os objetivos desta pesquisa são os seguintes: analisar sobre a docência e seus desdobramentos em torno da formação, identidade profissional e inovação didática e o processo de ensino-aprendizagem dos educandos; detectar as facilidades e dificuldades para a formação do professor; identificar a formação profissional do professor, na construção da identidade docente; averiguar a relação professor-aluno e vice versa e as contribuições dessa rela?ao na aprendizagem dos educandos e por fim analisar a metodologia diante da inovação didática. Com relação ao estudo de campo, foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Andre Gadelha do município de Sousa PB. Os resultados deste estudo serviram-nos de reflexão sobre as metodologias utilizadas pelos professores da referida escola, apontando para novos rumos a serem tornados frente as exigências e necessidades educacionais dos alunos da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Prática docente e as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos. pt_BR
dc.date.issued 2009-02-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12988
dc.date.accessioned 2020-06-23T17:57:11Z
dc.date.available 2020-06-23
dc.date.available 2020-06-23T17:57:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Racionalização do ensino pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Inovação didática pt_BR
dc.subject Identidade profissional - professores pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Relação professor aluno pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Rationalization of teaching pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Didactic innovation pt_BR
dc.subject Teaching identity pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Educador e cultura pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ehricka Patrícia Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practice and contributions to the students' teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ehricka Patrícia Gomes de. Prática docente e as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos. 2009. 54f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta