DSpace/Manakin Repository

Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, A. L. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 pt_BR
dc.description.resumo De acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract According to the reality of the Special Education Center “Geny Ferreira” -CEEIGEF - located in the city of Sousa-PB, it was possible to notice that there are numerous difficulties regarding reading and writing, mainly in the initial series. This finding was the starting point for our study, and from there, we formulated it as a central question. Why do teachers find it difficult to work on reading and writing in the early grades of elementary school, despite the fact that the children arrive at school with their own interpretation of the written signs? We seek to identify and analyze in more depth the difficulties encountered by teachers in the process of teaching reading and writing at CEEIGEF, we perceive some causes that cause the difficulties that teachers face in relation to teaching reading and writing, we also try to verify if the teachers have habits of reading and writing and what they think about reading and writing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992
dc.date.accessioned 2020-06-25T17:06:07Z
dc.date.available 2020-06-25
dc.date.available 2020-06-25T17:06:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de escrita e leitura pt_BR
dc.subject Escrita e leitura pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Prática de escrita pt_BR
dc.subject Leitura e escrita - séries iniciais pt_BR
dc.subject Teaching writing and reading pt_BR
dc.subject Writing and reading pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.subject Writing practice pt_BR
dc.subject Reading and writing - initial series pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Maria do Socorro.
dc.creator SANTOS, Márcia Estrela dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges in the practice of reading and writing in the early grades. pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta