DSpace/Manakin Repository

"Panelas que muito mexem": o guisado da cultura política do Brasil à luz da literatura de cordel.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7278503914500805 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Elizabeh Cristina de Andrade.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Helder Pinheiro.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee3 GOMES, Ramonildes Alves.
dc.contributor.referee4 SILVA, Vanderlan Francisco da.
dc.description.resumo Esta tese teve como objetivo principal identificar e analisar as principais características da cultura política brasileira através de suas práticas e representações. A pesquisa desenvolvida é de cunho bibliográfico utilizando como fonte a Literatura de Cordel. O cordel desde a sua origem no Brasil dedicou grande parte de sua produção a temática da política expressando de forma irônica e satírica a impressão e o interesse popular a respeito da política e suas práticas. A metodologia, diluída ao longo da análise, se detém nos aspectos mais destacáveis da pesquisa, como seja mostrar, a luz da produção cordelística, como se processa a construção do imaginário político com relação, entre outros, a figura do político, do voto, das eleições, dos partidos, da corrupção, da participação do gênero feminino e por em suspeição ideias estereotipadas com relação ao que se convencionou pensar que: “o povo brasileiro não sabe votar”, que “o povo não tem consciência política”, que “o povo é massa de manobra”, que “todo político é corrupto e ladrão”, que eles compram voto e se elegem manipulando a consciência dos incautos e que o povo brasileiro assiste aos acontecimentos da política com indiferença e apatia. O estudo da cultura política através da Literatura de Cordel nos possibilitou confrontar o pensamento que defende a aparente indiferença e alienação do povo brasileiro. Em nossa incursão pelo cordel identificamos algumas características gerais da cultura política que nos levaram a concluir que na visão popular verifica-se uma tolerância com relação à prática da corrupção, que a política, o Estado e o político são encarados de forma personalista focado na figura do político que é visto como agente de transformação da realidade brasileira, para quem se canaliza a esperança e anseio popular, mas também polifonicamente se canaliza toda a ojeriza e responsabilidade pela decadência econômica e social do País. O político é visto com desconfiança, como alguém cujas práticas são permeadas pela corrupção. Os partidos são vistos apenas como um meio de se chegar ao poder não sendo pré-requisito para se votar em determinado candidato, havendo assim a personalização do candidato em detrimento do partido político. Os eleitores, de forma geral, não se sentem responsáveis pelas mudanças delegando sempre ao outro a responsabilidade da mudança. Os governos anteriores são responsabilizados pelos empecilhos para se executar o que foi prometido em tempo de eleições. O voto é visto como uma moeda de troca e a eleição um momento burlesco onde o eleitor negocia seus interesses individuais e coletivos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title "Panelas que muito mexem": o guisado da cultura política do Brasil à luz da literatura de cordel. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-24
dc.description.abstract This thesis aims at identifying and analyzing the main characteristics of the Brazilian political culture through its practices and representations. The research is bibliographical and used as its main source the string literature. Since its origin, the Brazilian String Literature has devoted much of its production to political issues, expressing in an ironic and satirical way the popular interest and impression about politics and its practices. The methodology, which can be seen throughout the analysis, focuses on the most remarkable aspects of the research, that is to show, by considering the string literature production, how the political imaginary can be build from the images of politicians, vote, elections, parties, corruption and female participation. It also questions the stereotyped ideas about what is conventionally thought about Brazilians: "these people do not know how to vote", “Brazilians have no political awareness", "they are easily handled”, “every politician is corrupt and a thief", “all politicians buy votes and elect themselves by manipulating the unwary people”, and, as a consequence, Brazilian people see the political events with indifference and apathy. The study of political culture through the String literature allowed us to reconsider the current thought about the apparent indifference and alienation of the Brazilian people regarding political matters. In our incursion into the string literature, however, we identified some general characteristics of the political culture that led us to conclude that among people there is some tolerance concerning corruption. We also found out that politics, the state and politicians are perceived in a personalist way and that the politician figure is seen as an agent that can change Brazilian reality. Thus, on one hand, Brazilian politicians represent people‟s hope and aspiration, but, on the other hand, they attract great aversion for they are commonly blamed for all economic and social decline of the country. The politician, then, is viewed with suspicion for he is considered someone whose practices are permeated by corruption. The parties are seen only as a means to come to power and are not regarded as a prerequisite to vote for a particular candidate; this means that there is a focus on the candidate rather than on the party. Voters, in general, do not feel responsible for the changes in their country; instead, they always delegate to others their responsibility of change. Previous governments are held responsible for the obstacles found by the current government to fulfill what was promised in election period. The vote is seen as a currency trading and the election as a burlesque moment in which the voters negotiate their individual and collective interests. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/129
dc.date.accessioned 2017-11-16T15:18:45Z
dc.date.available 2017-11-16
dc.date.available 2017-11-16T15:18:45Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Política Brasileira pt_BR
dc.subject Cultura Política pt_BR
dc.subject Literatura de Cordel e Política Brasileira pt_BR
dc.subject Política e Imaginário pt_BR
dc.subject Corrupção Politica - Representações pt_BR
dc.subject Brazilian Political Culture pt_BR
dc.subject String Literature pt_BR
dc.subject Política e Políticos - Representações pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Itamar Sales da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José Itamar Sales da. "Panelas que muito mexem": o guisado da cultura política do Brasil à luz da literatura de cordel. 2015. 333f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/129 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta