DSpace/Manakin Repository

Dificuldade no ensino da leitura nas series iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.description.resumo A importância do ato de ler vem de tempos remotos, quando os homens pré-histórico decifravam caracteres feitos nas paredes das cavernas, efetivando assim a comunicação no seu grupo. O ato de leitura é um ato cultural e social, portanto é de grande importância o acesso ,por meio de leitura pelo aluno, a diversos tipos de materiais escritos, uma vez que isso possibilita aos mesmos o contato com a práticas culturais mediadas pela escrita. Partindo dessa compreensão é que realizamos na EMEIEF Vitória Bezerra na cidade de Cajazeiras, uma conversa informal, na qual os professores expuseram-nos as dificuldades que enfrentam no cotidiano escolar quando do ensino de leitura. Partindo dessa preocupação definimos como objetivos, a verificação das concepções dede leitura dos professores da referida escola, e a investigação da prática metodológica docente como contribuiu para o bom aprendizado pelo aluno. A importância desse trabalho se deve á possibilidade de refletirmos sobre a prática do ensino da leitura em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dificuldade no ensino da leitura nas series iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2005-03
dc.description.abstract The importance of the act of reading comes from remote times, when prehistoric men deciphered characters made on the walls of the caves, thus effecting communication in their group. The act of reading is a cultural and social act, so access by means of reading by the student to various types of written materials is of great importance, since this allows them to have contact with cultural practices mediated by writing. Based on this understanding, we held an informal conversation at EMEIEF Vitória Bezerra in the city of Cajazeiras, in which the teachers exposed us to the difficulties they face in their school routine when teaching reading. Based on this concern, we defined as objectives, the verification of the reading conceptions of the teachers of that school, and the investigation of the teaching methodological practice as it contributed to the good learning by the student. The importance of this work is due to the possibility of reflecting on the practice of teaching reading in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13000
dc.date.accessioned 2020-06-26T00:44:34Z
dc.date.available 2020-06-25
dc.date.available 2020-06-26T00:44:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - leitura pt_BR
dc.subject Formação do leitor pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Elementary education - reading pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Cipriano da.
dc.creator SILVA, Adriana Cartaxo da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Difficulty in teaching reading in the early grades of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Cipriano da; SILVA, Adriana Cartaxo da. Dificuldade no ensino da leitura nas series iniciais do ensino fundamental. 2005. 33f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta