dc.creator.ID |
SOUSA, A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho demonstra que o teatro utilizado de forma correta em sala de aula, e de suma importância para a educação e o processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento,do aluno, considerando-o como um ser que pensa, sente e faz. Como a escola e um espaço de conhecimento e aprendizado e isso se da através dos sentidos, o ensino da arte e fundamental para o desenvolvimento da percepção criativa da criança. O trabalho e apresentado através de capítulos levantados durante a pesquisa realizada na escola-campo. Buscando aprofundar esta pesquisa, tivemos como objetivo analisar a importância do teatro no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criança, percebendo o corpo
como instrumento, entendendo o teatro como meio de aprendizagem dos demais conteúdos curriculares, alem de propiciar a integração da criança no grupo e a percepção das suas limitações e potencialidades. Em entrevistas com professores envolvidos neste trabalho, verificamos que os mesmos tem dificuldades quanto ao desenvolvimento das atividades de
artes, devido a não formação especifica na área. São inúmeros os professores que afirmam que a arte tem grande importância para o crescimento intelectual da criança. O
desenvolvimento da criatividade, a transmissão de sentimentos e emoções, são inerentes a sensibilidade do aluno. A escola deve propiciar isso na vida do aluno e ele sera mais feliz, mais criativo e sensível. A criança ao ingressar na escola possui a capacidade da teatralidade, vivenciada nos jogos de faz-de-conta. Ora, se a sala de aula e um espaço-palco na realização da tarefa de ensinar, ha que se valorizar esse espaço e utiliza-lo de forma a esgotar suas possibilidades de uso no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A importância do teatro na educação e no processo de ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13009 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T12:41:01Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T12:41:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro - desenvolvimento da criança |
pt_BR |
dc.subject |
Arte e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Theater in education |
pt_BR |
dc.subject |
Theater - child development |
pt_BR |
dc.subject |
Art and education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - theater |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Ana Cristine de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of theater in education and in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Ana Cristine de. A importância do teatro na educação e no processo de ensino aprendizagem. 2009. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |