dc.creator.ID |
MACIEL, A. P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros
aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando
hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela
qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança
comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da
leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito
cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências.
Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar
índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para
identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para
aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para
ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver;
e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a
vida cotidiana e a escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita nos anos iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T12:49:34Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T12:49:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetizador |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACIEL, Ana Paula Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing in the early years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |